Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24163
Título: A representação do negro na literatura infantil brasileira: analisando a identidade e diferença no livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado
Autor(es): Rodrigues, Aline Dias
Palavras-chave: Educação étnico-racial
Literatura infantil
Beleza negra
Representação
Data do documento: 17-Jun-2021
Resumo: O processo de representação do negro na literatura infantil do Brasil tem destacado que esse é um espaço que de modo lento foi sendo aberto para a participação deste público. Nota-se que o livro Menina bonita do laço de fita (1986) também se apresentou enquanto incisivo para o processo de abertura do universo literário infantil, no intuito de que os personagens negros se tornassem protagonistas dos enredos. Analisar a representação do negro na obra de literatura infantil “Menina bonita do laço de fita”, dando ênfase as questões de diferença e identidade étnico racial foi o objetivo deste trabalho. Entre os pesquisadores que contribuíram com suas publicações para a presente pesquisa, apresentam-se os seguintes: Araújo; Dias (2020), Cademartori (2017), Hunt (2010), Machado (1986); Soares (2005). Utilizou-se da revisão bibliográfica porque ela permitiu projetar e desenvolver uma análise crítica da representação do negro na literatura infantil brasileira. A pesquisa em questão se torna importante por que, frente aos preconceitos e discriminações que acontecem de forma velada, apresenta-se enquanto um material que visa contribuir com uma melhor representação dos negros nas obras literárias infantis. O livro Menina Bonita do laço de fita surgiu na segunda metade do século XX, onde o Brasil é profundamente marcado pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas. A obra em questão deixa evidente as relações étnico-raciais, expondo o quanto este tema é relevante dentro do campo da produção literária, sendo capaz de suscitar inúmeros questionamentos sobre as relações étnico-raciais.
Descrição: RODRIGUES, A. D. A representação do negro na literatura infantil brasileira: analisando a identidade e diferença no livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24163
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Dias RodriguesPDF - Aline Dias Rodrigues1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito864.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.