Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Elane Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T23:35:27Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02T23:35:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24169 | - |
dc.description | ARAÚJO, E. M. A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura é uma expressão artística que estão disponíveis em nossa sociedade e cultura. Dessa forma, estudando, lendo e pesquisando sobre a questão da “literatura para a diversidade étnico-racial no Brasil”, percebemos que ainda há carência conhecimento e de informação sobre o tema, principalmente quando a personagem principal é a criança negra. Este trabalho tem como principal objetivo promover uma reflexão e um esclarecimento sobre as diversidade étnico-racial brasileira na sala de aula e de que maneira a literatura infantojuvenil corrobora para a construção de uma educação antirracista. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em que nos debruçamos sobre os estudos teóricos de Coelho (1982 e 2000), Cunha (1987) e Cruz (2012) que abordam a temática da literatura infantil e suas contribuições na formação da criança e Ribeiro (2019), dentre outros, que discorrem sobre a necessidade de construção de uma educação antirracista. A técnica de análise adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) utilizando duas obras de literatura infantojuvenil: Diversidade de Tatiana Belinky (2018) e Amoras de Emicida (2018). Com a realização da pesquisa, chegamos à conclusão de que a literatura infantojuvenil atrelada ao fazer docente é uma aliada construção de uma educação democrática e antirracista. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Felipe Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.title | A diversidade étnico-racial na sala de aula: uma leitura a partir da literatura infantojuvenil: uma leitura dos poemas de Tatiana Belinky e Emicida | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elane Martins de Araújo | PDF - Elane Martins de Araújo | 591.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 290.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.