Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24170
Título: A formação do professor de Geografia em tempos de pandemia: relato de experiência acerca dos estágios supervisionados no contexto do ensino remoto emergencial
Autor(es): Alves, Andreia dos Anjos Pedro
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Ensino remoto
Estágio supervisionado
Data do documento: 29-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as atividades realizadas durante os Estágios Supervisionados I e II, no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba na modalidade do Ensino a Distância, durante o perído de implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo subsídios para sua realização consta da busca bibliográfica acerca de temáticas como a formação de professores de Geografia, a importância dos Estágios Supervisionados e da relação entre teoria e prática na formação docente, e as perspectivas do ensino híbrido frente ao contexto da pandemia. A construção e reflexão teórica foi acrescida da observação e participação em aulas desenvolvidas remotamente em duas turmas de ensino fundamental e uma do ensino médio da Escola Menino Jesus, localizada na cidade de Teixeira/PB. Desse modo, a observação e a regência nas aulas aconteceram no formato online, a partir do qual também foram aplicados questionários junto aos alunos e ao professor regente com o intuito de obter informações que possibilitassem não apenas o melhor planejamento das atividades de estágio, como também compreender como os sujeitos da pesquisa compreendem o momento atual. Nesse viés, o desenvolvimento dessa pesquisa justifica-se diante da particularidade do momento, e constitui-se enquanto referência para trabalhos vindouros que busquem ampliar os horizontes das discussões voltadas para a formação de professores nos mais diversificados contextos. Foi possivel constatar que os impasses a efetivação plena do ensino remoto perpassa questões formativas e estruturais amplas as quais necessitariam de maiores investimentos do poder público visando capacitação de professores, recursos e acesso dos estudantes à uma internet de qualidade.
Descrição: ALVES, A. dos A. P. A formação do professor de Geografia em tempos de pandemia: relatos de experiência acerca dos estágios supervisionados no contexto do ensino remoto emergencial. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24170
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreia dos Anjos Pedro Alves.pdfPDF - Andreia dos Anjos Pedro Alves1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito647.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.