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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24181
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, José Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T22:42:50Z | - |
dc.date.available | 2021-08-03T22:42:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 910.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24181 | - |
dc.description | GUIMARÃES, J. Q. A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo reforça a relevância da formação docente continuada de professores de Geografia a fim de que estes se apropriem de estratégias no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade. Nesse sentido, o artigo apresentou o seguinte objetivo geral analisar como a formação docente continuada do professor de Geografia pode contribuir para atuação interdisciplinar desse profissional. Já os objetivos específicos constaram de conhecer os benefícios de uma boa formação inicial e continuada de professores de Geografia; identificar os principais obstáculos para a formação continuada de professores de Geografia; verificar, na literatura, se a interdisciplinaridade, nas aulas de Geografia, pode favorecer um aprendizado mais significativo. E que desta forma, seja possível uma reflexão acerca da prática educacional e do aperfeiçoamento do referido processo, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos a partir da sua inserção no meio educacional como seres que constroem o conhecimento. É importante destacar que a interdisciplinaridade é um recurso muito importante e que as disciplinas não devem ser ilhas. Quanto à metodologia, o estudo se pautou uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos com as leituras realizadas mostraram que a formação tanto acadêmica quanto continuada de professores de Geografia se mostra como uma possibilidade para contribuir com o desenvolvimento das habilidades do professor. Além disso, ressalta-se que a formação deve ser focada na aprendizagem dos alunos no sentido de torná-los abertos para refletir e opinar sobre seus interesses e necessidades. Como conclusão, tem-se que a formação do professor de Geografia é indispensável no sentido de possibilitar uma educação de qualidade e é preciso haver políticas públicas que fomentem formações a fim de contribuir para uma prática de ensino perseverante e comprometida com os alunos, na perspectiva de oportunidades para que estes possam refletir criticamente o modo como obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Joana d'Arc Araújo Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmica continuada | pt_BR |
dc.subject | Professor de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
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