Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24210
Título: Importância da descontaminação dos tubos de resina composta: revisão da literatura
Autor(es): Serra, Yasmin Guimarães
Palavras-chave: Materiais dentários
Resinas
Microbiologia
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: A odontologia tem buscado a elaboração e aprimoramento de materiais para garantir sempre a melhor estética nos procedimentos, dentre os materiais restauradores diretos utilizados na atualidade as resinas compostas são consideradas a primeira opção quando a estética é requisitada no tratamento, os procedimentos com ela são realizados com a técnica incremental, e o manuseio inadequado da mesma pode ser um dos veículos responsáveis por infecção cruzada devido a utilização de um único tubo de resina em vários pacientes. Assim objetivou-se demonstrar a existência do risco de contaminação dos tubos de resina composta, a infecção cruzada nos consultórios odontológicos, doenças que podem ser transmitidas nesses ambientes e as medidas de biossegurança efetivas para reduzir esses riscos. Realizou-se uma busca bibliográfica relacionada nas bases de dados eletrônicos PubMED/Medline e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de 2004 a 2021, utilizando descritores como contaminação biológica, resinas compostas, microbiologia e contenção de riscos biológicos. Os estudos indicaram a necessidade de adoção de medidas de biossegurança, utilização de barreiras de proteção e métodos de desinfecção especificos para manipulação das resinas compostas, afim de tornar sua utilização clínica mais segura e livre de contaminação. Com isso, é necessário entender que no ambiente odontológico pode ter transmissão de diversas doenças. E o tubo de resina composta se não desinfectado entre os pacientes pode ser o veículo de transporte para essas condições. Palavras-chave: Contaminação biológica. Resinas compostas. Microbiologia. Contenção de riscos biológicos.
Descrição: SERRA, Yasmin Guimarães. Importância da descontaminação dos tubos de resina composta: revisão da literatura. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba. Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24210
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Yasmin Guimarães Serra.pdfPDF- Yasmin Guimarães Serra503.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito TCC- Yasmin Guimarães Serra.pdfTermo de Depósito55.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.