Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24211
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dantas, Victor Henrique Marinho da Nóbrega | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T18:51:57Z | - |
dc.date.available | 2021-08-10T18:51:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-15 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24211 | - |
dc.description | DANTAS, V. H. M. N. Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de matemática apresenta inúmeros desafios para a sua concretização com qualidade. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) esses desafios são ainda maiores. Trata-se de um público que não teve acesso a escola no tempo devido ou mesmo não obteve as condições para a sua permanência na instituição. Em geral é um público que enfrenta muitas dificuldades para estudar. Essa realidade solicita que as escolas e os educadores estejam empenhados em estimular a aprendizagem da matemática para o público de jovens e adultos que compõem a EJA, pois são parte integrante e atuante da sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a colaboração da contextualização do ensino de matemática para a promoção da aprendizagem do estudante da EJA. Como objetivos específicos busca-se compreender a importância da modelagem matemática para a compreensão de situações problemas e investigar as metodologias trabalhadas na disciplina em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos no contexto estudado. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, contendo estudo bibliográfico e de campo. A coleta de dados empíricos foi feita por meio de dois questionários, sendo um para o professor de matemática que leciona nas turmas da EJA do ensino médio e o outro para gestora da escola estadual investigada. As metodologias pesquisadas são muito importantes por aproximar a realidade ao que é estudado para que assim, os alunos possam desenvolver a capacidade de resolver situações-problemas reais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Victor Henrique Marinho da Nóbrega Dantas.pdf | Victor Henrique Marinho da Nóbrega Dantas | 463.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 357.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.