Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24212
Título: Perspectivas e desafios do uso das TDIC'S nas aulas de geografia: uma leitura a partir dos estágios supervisionados
Autor(es): Limeira, Jandenildo de Alcantara
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Tecnologias Digitais
Estágio Supervisionado
Data do documento: 22-Jul-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir acerca da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) nas aulas de geografia a partir das experiencias vivenciadas durante o estágio supervisionado III do curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, modalidade EAD. A proposta possui natureza qualitativa, tendo sido desenvolvida inicialmente a partir de busca bibliográfica pertinente às temáticas em tela. Complementarmente para coleta de dados foi aplicado um questionário voltado para os docentes e outro para os discentes, este instrumento de pesquisa constou de pergunta que contemplassem as temáticas em discussão possibilitando uma análise acerca do cenário vivenciado durante o período de realização do estágio. A partir da coleta e análise dos dados, foi possível verificar que todos os docentes estão fazendo o uso das TDICs durante suas aulas, ainda que com algumas limitações relacionadas ao uso dessas ferramentas os professores do ensino básico têm buscado se inserir dentro da nova dinâmica apresentada ao processo ensino-aprendizagem tendo em vista o avanço da tecnologia. Já por parte dos discentes depreende-se que suas maiores dificuldades são em relação ao acesso restrito aos recursos tecnológicos e também a dificuldade de internet na zona rural. Diante dos impasses encontrados, é necessário reconsiderar as políticas públicas e educacionais de modo que se busque garantir que docentes e discentes tenham melhores condições de usarem as TDICs no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: LIMEIRA, Jandenildo de Alcantara. Perspectivas e desafios do uso das TDIC'S nas aulas de geografia: uma leitura a partir dos estágios supervisionados. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24212
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jandenildo de Alcantara Limeira.pdfPDF - Jandenildo de Alcantara Limeira.pdf.pdf934.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito337.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.