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dc.contributor.authorSilva, Cesar Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-08-11T00:43:30Z-
dc.date.available2021-08-11T00:43:30Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24221-
dc.descriptionSILVA, Cesar Ferreira da. A realização do estágio supervisionado em Geografia de forma remota. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado é um dos momentos mais importantes dos cursos de licenciatura, tendo entre suas finalidades a intenção de prover a necessária articulação entre a teoria e a prática, bem como desenvolver a ação reflexiva sobre esta articulação. Considerado parte fundamental da formação inicial docente, o estágio torna-se um elo entre a universidade e a escola. Levando em conta essa finalidade já conhecida dos estágios supervisionados nas licenciaturas e as intercorrências advindas da implantação do ensino remoto nas escolas, o presente trabalho estruturou-se a partir do seguinte objetivo: compreender o papel do estágio supervisionado remoto em Geografia como um novo espaço formativo docente diante de uma nova realidade escolar. Com isso, foi tomada como base as experiências vivenciadas e as reflexões construídas ao longo do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, modalidade a distância, da Universidade Estadual da Paraíba. O estágio ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adauto Cabral de Vasconcelos, que se localiza no município de Riachão do Bacamarte-PB. A metodologia utilizada conta com a realização de pesquisas bibliográfica e colaborativa, ambas articuladas pela abordagem qualitativa. Diante do que foi experenciado, observou-se que o ensino remoto se tornou realidade dentro das salas de aulas e a necessidade dos docentes de se adaptarem a esse contexto se tornou ainda mais evidente. Essa adaptação, contudo, foi demasiadamente desafiadora e requereu o enfrentamento de questões diversas que mais do que problemas da escola em si, refletem problemáticas de uma sociedade desigual, que condiciona oportunidades diferentes de acesso as tecnologias. Essas constatações reforçam a ideia de que a realização do estágio supervisionado neste contexto remoto é importante para ampliar as perspectivas acerca da prática docente e de sua constante contextualização diante dos novos cenários que emergem, a exemplo do imposto pela implantação do ensino remoto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buritipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.titleA realização do estágio supervisionado em Geografia de forma remotapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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