Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24222
Título: Ensino de geografia e estágio supervisionado em tempos de pandemia: as experiências das aulas remotas
Autor(es): Andrade, Rachel Lopes de Araújo
Palavras-chave: Ensino de geografia
Ensino remoto
Estágio supervisionado
Data do documento: 6-Ago-2021
Resumo: A Geografia no ambiente escolar tem a função de proporcionar o conhecimento, interpretação e compreensão da leitura de mundo dos educandos. Dessa forma, a pesquisa buscou compreender os desafios que os docentes de geografia estão vivenciando durante aulas remotas. O estudo tem o objetivo de apresentar um relato de experiências das aulas de geografia do ensino básico, tendo como base as aulas remotas observadas durante os estágios supervisionados I e II, durante o período de isolamento social na turma do 8º ano EJA no ensino fundamental anos finais na E.E.E.F.M. Rubens Dutra Segundo no município de Campina Grande-PB e nas turmas de 1º e 2º ano do ensino médio da escola Estadual Padre Zuzinha, localizada Santa Cruz do Capibaribe – PE, destacando os principais desafios no ensino de geografia durante a pandemia do Covid-19 (SARS-cov2). A metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa de abordagem exploratória com base em autores que contextualizam da formação de professores, Callai (2001-2005), Cavalcanti (2001), Vesentini (2008), Pontuschka (2009) complementando-se com a entrevista com um professor colaborador da pesquisa. Conclui-se que o ensino de geografia em tempos de pandemia se apresenta como um novo objeto de estudo para da ciência geográfica e amplia a nossa curiosidade sobre os efeitos e consequências nos diversos setores da sociedade, principalmente na educação. O estágio proporcionou uma interação entres professores e os alunos, auxiliando no bom relacionamento entre ambos, compartilhando experiências tanto do cotidiano escolar quanto de suas vidas no âmbito extraescolar, dessa maneira à medida que o professor o ensina também aprende.
Descrição: ANDRADE, Rachel Lopes de Araújo. Ensino de geografia e estágio supervisionado em tempos de pandemia: as experiências das aulas remotas. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, EAD – Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24222
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rachel Lopes de Araújo Andrade.pdfPDF - Rachel Lopes de Araújo Andrade574.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito256.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.