Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Maria Aparecida Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T00:49:51Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T00:49:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24224 | - |
dc.description | SOUSA, Maria Aparecida Pereira. A importância do estágio de observação para a formação do professor de geografia: 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os cursos de licenciatura são compostos de uma intensa abordagem teórica, na qual é possível estudar e analisar todos os assuntos que serão alcançados dentro de uma sala de aula. Além do conhecimento que serve como base para a vida prática de um professor, é preciso que esse também vivencie o cotidiano do espaço escolar, associando o estudo à prática. O objetivo desse trabalho é relatar sobre a experiência do primeiro momento que o estagiário entra em contato com uma sala de aula, analisando o ambiente escolar buscando compreender toda sua dinâmica, problematizando-o de uma maneira geral, a sua estrutura física e pedagógica, bem como vários aspectos da formação docente, depois de todo o embasamento e técnicas que aprendeu no decorrer do curso de licenciatura em geografia. Neste artigo , trataremos de uma pesquisa participante de observação, tendo em vista que somos sujeitos escolares que vamos investigar nossa própria escola no contexto de trabalho, com estudo bibliográfico e uma abordagem descritivo e narrativo de forma remota, na Escola Cidadã Francisco Maia localizada na cidade de Jericó Paraíba em uma turma do 9° ano do ensino fundamental anos finais, afim de relatar as experiências vividas em um estágio de observação numa sala de aula e de familiarizar com o seu futuro ambiente de trabalho após a sua graduação. Este trabalho busca respaldo teórico na abordagem de vários autores como: Aragãoe Silva (2012), Girotto(2016), Josso(2004), Pimenta e Lima(2005), Picornez(1991), Correia(2009), Ezpeleta e Rockwell(1996), José Moran(2015), Santos (2006) ajudando a refletir acerca dos processos e ensino-aprendizagem, buscando fazer uma reflexão da sua pratica docente e possibilidades de aplicação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Experiência docente | pt_BR |
dc.title | A importância do estágio de observação para a formação do professor de geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Maria Aparecida Pereira de Sousa.pdf | PDF- Maria Aparecida Pereira de Sousa | 494.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.