Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24228
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de geografia em escolas públicas na região do Curimataú paraibano
Autor(es): Araujo, Yara Silva
Palavras-chave: Ensino de geografia
Tecnologias da informação
Formação docente
Data do documento: 28-Jul-2021
Resumo: Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em todos os âmbitos de nossa sociedade, tornando o acesso à informação mais eficiente e ágil, estreitando as redes de comunicação e dinamizando o conhecimento. Neste cenário, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) configuram-se como importante ferramenta para as práticas pedagógicas. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar como estão sendo empregadas as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas aulas de geografia em escolas públicas da região do curimataú paraibano, com vista a refletir, discutir e incentivar a prática e a utilização de tais dispositivos nas aulas de geografia. Para isto, utilizou-se o método de pesquisa de campo, do tipo qualitativa, conduzida por meio de aplicação de questionário com educadores do ensino fundamental e médio da disciplina de geografia de escolas públicas selecionadas de sete municípios do curimataú paraibano. Os resultados indicaram que os recursos tecnológicos são empregados nas aulas de geografia das escolas analisadas, ainda que de maneira esporádica e limitada, apontando o reconhecimento dos docentes quanto à importância das TCIs para o ensino das ciências geográficas, bem como ressaltando a necessidade de desenvolvimento dos professores no manuseio dos equipamentos e mecanismos tecnológicos e demonstrando os desafios estruturais e técnicos enfrentados pelos docentes na busca pela inserção das tecnologias em suas estratégias de ensino.
Descrição: ARAUJO, Yara Silva. O uso das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de geografia em escolas públicas na região do Curimataú Paraibano.2021.21f.Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24228
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yara Silva Araújo.pdfPDF - Yara Silva Araújo379.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito23.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.