Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Daniely da-
dc.date.accessioned2021-08-11T16:02:39Z-
dc.date.available2021-08-11T16:02:39Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24230-
dc.descriptionSILVA, M. D. da. A contação de história com personagens negros na educação infantil: um estudo de caso. 2021.26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é discutir sobre a contação de história com personagens negros/as como metodologia que pode ser usada por professoras nas aulas em sala da educação infantil para ensinar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira. A questão que norteia esse trabalho é a seguinte: que obras infantis as professoras da educação infantil utilizam nos momentos de leitura com as crianças? Tendo em vista a importância da leitura e da cultura afro-brasileira na formação da identidade da criança, faz-se necessário analisar no âmbito escolar as práticas de leituras desenvolvidas pelas professoras, que obras são recorrentes e qual o lugar das personagens negras nas histórias contadas em sala de aula? Para fundamentação das discussões que fazemos, dialogamos com alguns pesquisadores/as que discutem sobre literatura infantil, contação de história e identidade da criança negra, entre eles/as, (MARIOSA; REIS; 2011), (OLIVEIRA, 2004), (MUNANGA, 2006), (CAVALLEIRO, 2006) e (ABRAMOWICZ, 1993). Como metodologia, encaminhamos um questionário a seis professoras da Escola Tio Patinhas, localizada na Cidade de Caiçara/PB, mas apenas duas responderam e retornaram o questionário respondido. Concluímos que algumas das professoras ainda se encontram desatualizadas sobre a lei nº 10.639/03, que o trabalho com a contação de história acontece, porém não é voltada a temática das relações étnico-raciais e sua importância na educação infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Waldeci Ferreira Chagaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPersonagens negrospt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA contação de história com personagens negros na educação infantil: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Daniely da SilvaPDF - Maria Daniely da Silva310.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito72.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.