Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Daniely da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T16:02:39Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T16:02:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24230 | - |
dc.description | SILVA, M. D. da. A contação de história com personagens negros na educação infantil: um estudo de caso. 2021.26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho é discutir sobre a contação de história com personagens negros/as como metodologia que pode ser usada por professoras nas aulas em sala da educação infantil para ensinar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira. A questão que norteia esse trabalho é a seguinte: que obras infantis as professoras da educação infantil utilizam nos momentos de leitura com as crianças? Tendo em vista a importância da leitura e da cultura afro-brasileira na formação da identidade da criança, faz-se necessário analisar no âmbito escolar as práticas de leituras desenvolvidas pelas professoras, que obras são recorrentes e qual o lugar das personagens negras nas histórias contadas em sala de aula? Para fundamentação das discussões que fazemos, dialogamos com alguns pesquisadores/as que discutem sobre literatura infantil, contação de história e identidade da criança negra, entre eles/as, (MARIOSA; REIS; 2011), (OLIVEIRA, 2004), (MUNANGA, 2006), (CAVALLEIRO, 2006) e (ABRAMOWICZ, 1993). Como metodologia, encaminhamos um questionário a seis professoras da Escola Tio Patinhas, localizada na Cidade de Caiçara/PB, mas apenas duas responderam e retornaram o questionário respondido. Concluímos que algumas das professoras ainda se encontram desatualizadas sobre a lei nº 10.639/03, que o trabalho com a contação de história acontece, porém não é voltada a temática das relações étnico-raciais e sua importância na educação infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Personagens negros | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | A contação de história com personagens negros na educação infantil: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Daniely da Silva | PDF - Maria Daniely da Silva | 310.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 72.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.