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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Maria Luciene dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T16:31:26Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T16:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24232 | - |
dc.description | SANTOS, M. L. dos. O uso da série Super-choque como recurso pedagógico nas aulas de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental I. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei 10.639/03 foi sancionada em janeiro de 2003, e mesmo depois de 18 anos muitos professores e professoras ainda apresentam dificuldades quando se trata de ensinar a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. As aulas se resumem aos conteúdos presentes nos livros didáticos, que em sua maioria contém as mesmas histórias e imagens dos negros sendo escravizados ou em situações de inferioridade. Com isso dificulta a construção da identidade das crianças negras e reforça o racismo. As crianças têm dificuldade em compreender sua identidade negra por verem sempre o negro sendo retratado de forma escravizada e ocupando espaços inferiores. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar o seriado Super-choque, e assim auxiliar os professores e as professoras a ensinar os conteúdos de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, através da história de um super-herói negro que retrata temas importantes, como identidade, racismo, bullying, família, violência etc. Para isto, o método foi bibliográfico, com uso de artigos científicos, livros, consultas a sites da internet, vídeos e imagens. Para fundamentação da discussão formulada dialogamos com alguns pesquisadores e pesquisadoras que discutem sobre o uso das mídias na sala de aula, entre os quais CHAGAS (2021), PERON (2020), SILLVA JÚNIOR; TREVISOL (2009), ZENERE; UBIALLE; CALMINATTI (2014). Concluímos que os desenhos animados desempenham prazer e proporcionam aprendizagens significativas, principalmente no ensino fundamental I. Usá-los como metodologia pedagógica auxilia os professores e as professoras em sua prática, contribuindo para a valorização do povo africano e os afro-brasileiro, despertando a significação da identidade das crianças negras e combatendo o preconceito e o racismo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Daniel Torquato Fonseca de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história da África | pt_BR |
dc.subject | Super-choque | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | O uso da série Super-choque como recurso pedagógico nas aulas de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias III - EEREI - Monografias |
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