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dc.contributor.authorAraújo, Aliomar Soares de-
dc.date.accessioned2021-08-11T23:11:55Z-
dc.date.available2021-08-11T23:11:55Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24242-
dc.descriptionARAÚJO, Aliomar Soares de. Possibilidades e desafios do ensino remoto nas aulas de geografia: uma perspectiva fundamentada pelo estágio supervisionado. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Licenciatura em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi construído com o intuito de discutir acerca das possibilidades e desafios do ensino remoto e das ferramentas tecnológicas nas aulas de geografia, considerando o contexto atual, a partir das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de regência, imposto pela pandemia da COVID 19, realizado remotamente na E.M.E.I.E.F Ministro Alcides Carneiro com alunos do 7º ano. Visando conhecer esse modelo de ensino emergencial, foi realizada pesquisa bibliográfica para subsidiar a construção, tendo em vista a ligação imprescindível entre teoria e prática, além da aplicação de questionários voltados aos sujeitosenvolvidos no processo de aprendizagem, com questões relacionadas ao tema do estudo proposto, a fim de analisar os resultados obtidos sob diversas perspectivas, o que possibilitou uma visão mais ampla do processo como um todo. Através de diagnósticos priorizados a partir da observação, foi possível identificar de forma geral, que o ensino remoto tem sido muito desafiador, em função de dificuldades como utilização das tecnologias digitais por parte dos docentes e discentes, acesso a essas ferramentas pelos alunos, divergência de oferta do ensino imposta pela falta das TDICs. Esse modelo de ensino emergencial passou a integrar o processo de construção da aprendizagem utilizado até então. As novas ferramentas possibilitaram a continuidade na oferta do ensino, com acesso a informação imediata, o uso da tecnologia abriu um leque de possibilidades de seguir ensinando remotamente aos estudantes inseridos nesse grupo. No que diz respeito a desafios, foi possível perceber que esse modelo de ensino demonstra ainda mais a desigualdade educacional para a maior parte dos alunos, devido às condições sociais e econômicas que estão inseridos. Nesse cenário, visando eliminar as barreiras de desigualdades impostas pelo uso das TDICs no ambiente escolar, é preciso que o Estado em todas as suas esferas desenvolva políticas públicas eficazes para fazer cumprir com o seu papel de garantir uma educação de qualidade, tanto no ensino remoto quanto no presencial.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me.Wallene de Oliveira Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titlePossibilidades e desafios do ensino remoto nas aulas de geografia: uma perspectiva fundamentada pelo estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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