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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24244
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Vera Lúcia Francisca da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T23:15:33Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T23:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24244 | - |
dc.description | SILVA, Vera Lúcia Francisca da. O professor de geografia enquanto mediador de conhecimentos e os desafios experenciados no ensino remoto. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios de lecionar a disciplina de geografia em período remoto de isolamento social, onde a sociedade vivencia um momento bastante conturbado. Através deste estudo foi possível observar que a educação é uma das maiores prejudicadas, pois a realidade experenciada nos dias atuais tem gerado um grande déficit no aprender dos alunos. Os estudos que foram realizados no decorrer da produção se adéquam como pesquisa de campo, pois buscaram fazer uma análise sobre o ensino remoto da disciplina de geografia com diversas turmas e professores distintos. O trabalho também assume caráter descritivo, quantitativo e bibliográfico, uma vez que partiu de vivências dos profissionais da educação básica ao lecionar, tendo como foco o ensino remoto, nas turmas do 6ºao 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais. Vale salientar que para a obtenção dos resultados da pesquisa foram aplicados questionários com os docentes atuantes. O trabalho tem como principal objetivo desvendar as dificuldades de ensinar geografia, tendo como foco identificar as metodologias utilizadas pelos docentes no contexto informacional e tecnológico vivenciado em virtude da Covid-19. Por fim, ressalta-se que as escolas enfrentam problemas estruturais já reconhecidos na sociedade, mas apesar disso, se constitui como principal meio de formação acadêmica e cidadã dos sujeitos, acomodando relações muito importantes para o progresso social. Do ponto de vista geográfico, ressalvando a necessidade de auxiliar o aluno nesse ensino remoto a entender todo o contexto que ele está vivendo, contexto de saúde pública, de desigualdades sociais, de busca por uma solução, de tensão pela perda de recursos em sua família, pela falta de bens necessários a sobrevivência, etc. Enfim, de modo geral, o conhecimento geográfico em sala de aula precisa dar conta de preparar o aluno para a leitura, compreensão e atuação no mundo em que ele está inserido, sobretudo, diante de um contexto tão complexo quanto o vivido no presente. Palavras-chave: Ensino remoto, Geografia, Pandemia Covid-19. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Joana D’ Arc Araújo Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O professor de geografia enquanto mediador de conhecimentos e os desafios experenciados no ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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