Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24252
Título: Condições agudas e crônicas que comprometem a inter-relação endoperiodontal: revisão de literatura
Autor(es): Rodrigues, Bruna Lima Davi
Palavras-chave: Periodontia
Odontologia
Patologia Oral
Data do documento: 28-Jun-2021
Resumo: A doença periodontal acomete a maioria da população e é considerada a responsável por mais de 50% de perda dental nos casos de patologias periodontais e pulpares combinadas. Tal fato influencia diretamente a função, estética e qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, o clínico deve prezar por identificar, diagnosticar, classificar e tratar devidamente, de modo a contribuir com a saúde e bem-estar do paciente. Para tal, é imprescindível o conhecimento do sistema de classificação das condições e doenças periodontais. Atualizações recentes e significativas foram feitas no sistema de 1999 devido a falhas e faltas. Portanto, o presente trabalho objetivou revisar a literatura vigente sobre o atual sistema de classificação das doenças periodontais, com foco nas lesões endoperiodontais e condições agudas e crônicas que comprometem a inter-relação endoperiodontal. A motivação para a presente revisão decorreu do intuito de colaborar com uma melhor compreensão acerca da atual classificação no âmbito acadêmico. Dentre as alterações relevantes é válido citar que as lesões endoperiodontais atualmente são classificadas conforme a presença de dano radicular ou ausência de dano radicular. Caso as lesões se enquadrem na categoria de ausência de dano radicular, podem estar associadas ou não a periodontite e ainda são categorizadas em 3 graus distintos, conforme a morfologia da bolsa periodontal. Embora sejam modificações importantes que contribuem com o diagnóstico, tratamento e previsibilidade do prognóstico, ao longo dos anos novas dúvidas podem surgir e sendo assim pode ser necessária a revisão e atualização do sistema.
Descrição: RODRIGUES, Bruna Lima Davi. Condições agudas e crônicas que comprometem a inter-relação endoperiodontal: revisão de literatura. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24252
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Lima Davi Rodrigues.pdfPDF - Bruna Lima Davi Rodrigues415.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito68.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.