Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24253
Título: Impacto da pandemia COVID-19 nos serviços de medicina e odontologia legal da Paraíba
Autor(es): Bento, Roberta Ibiapino
Palavras-chave: Epidemiologia
Odontologia Legal
Coronavírus
Pandemia
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: O odontolegista embora atue fora dos consultórios odontológicos, nos foros civis, criminais e forenses, onde realiza perícias in vivo e em cadáveres, se encontra exposto a contaminação pelo coronavírus. Objetivo: identificar mudanças nos aspectos de biossegurança e rotina de trabalho dos odontolegistas que atuam nos Serviços de Medicina e Odontologia Legal dos Institutos de Polícia Científica (IPC) do estado da Paraíba durante a pandemia Covid-19, a partir da perspectiva destes profissionais. Método: trata-se de um estudo observacional, do tipo descritivo, com uma amostra de 10 odontolegistas, realizado através de entrevistas virtuais na plataforma Google Meet®. Resultados: 20% dos profissionais entrevistados responderam que o principal impacto foi com relação à biossegurança; 10% responderam que o impacto foi negativo se tratando da qualidade da avaliação pericial; 10% responderam que o impacto foi especialmente psicológico. Por outro lado, 50% dos profissionais responderam que não perceberam ou não houve impacto. Conclusões: A maioria dos profissionais entrevistados relata que não perceberam ou não houve impacto da pandemia nos serviços de Medicina e Odontologia Legal da Paraíba, embora tenham percebido aumento do número de casos de violência doméstica, porém um estudo a longo prazo se faz necessário para comprovação das questões levantadas no período da pandemia.
Descrição: BENTO, Roberta Ibiapino. Impacto da pandemia Covid-19 nos serviços de medicina e odontologia legal da Paraíba. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24253
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Ibiapino Bento.pdfPDF - Roberta Ibiapino Bento545.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito61.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.