Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24255
Título: Proposta de Implantação de Aterro Sanitário Para o Município de São Bento - PB
Autor(es): Farias, Jardelly Ramalho Silveira
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Aterro
Drenagem urbana
Data do documento: 27-Jul-2021
Resumo: A gestão dos resíduos sólidos urbanos causa grandes transtornos para os gestores responsáveis, relacionados principalmente a maneira como estes são dispostos inadequadamente ao ambiente. A maioria de municípios brasileiros utiliza formas inadequadas de disposição final de seus rejeitos como, vazadores a céu aberto e aterros controlados, sendo que, existe o aterro sanitário, uma forma de disposição final ambientalmente adequada a qual utiliza-se técnicas de engenharia para acondicionar seus resíduos no solo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi propor um modelo de aterro sanitário para o município de São Bento – PB. Para tanto, foi selecionada uma área de 60.490,49 m² para implantação do aterro sanitário, com base nos critérios técnicos, econômico-financeiros e político-sociais. Além disso, realizados os dimensionamentos das células de armazenamento de resíduos, da drenagem de chorume, da drenagem dos gases, da drenagem das águas pluviais, da lagoa anaeróbia e facultativa para tratar os efluentes e da infraestrutura de apoio. Na estrutura do aterro sanitário, foi proposto 20 células em formato de valas com dimensões 5mx10m e 380 m de comprimento, com horizonte de 20 anos de vida útil, sendo utilizar o método de espinha de peixe na drenagem do chorume composta por 12 drenos principais e 24 secundários, valetas para drenagem das águas pluviais constituído por dois sistemas principal e ou de contribuição das células com dimensões respectivamente de 60cmx60cm e 1mx1m, assim como os 24 tubos circulares para drenagem dos gases e instalação da lagoa anaeróbia com 54 m² e facultativa 303 m², além de, uma estrutura de apoio composta por estacionamento, galpão de triagem, guarita, cancela, almoxarifado, cercas, balança, escritório, refeitório, banheiros, vestiário, cozinha, sinalização. Uma vez que o município de São Bento – PB possa instalar o empreendimento nas condições que foi proposto no trabalho, é possível que este município esteja regularizado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, evitando problemas ambientais e consequentemente multas relacionadas com à má gestão dos resíduos e ainda proporcionar aos municípios vizinhos participação no empreendimento por meio de consocio.
Descrição: FARIAS, Jardelly Ramalho Silveira. Proposta de implantação de aterro sanitário para o município de São Bento - PB. 2021. 62p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24255
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jardelly Ramalho Silveira Farias.pdfPDF- Jardelly Ramalho Silveira Farias2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito245.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.