Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24256
Título: Manejo odontológico do paciente com Transtorno do Espectro Autista: Relato de Caso Clínico
Autor(es): Andrade, Monique Isabelle Silva de
Palavras-chave: Odontologia
Odontopediatria
Autismo
Data do documento: 30-Jun-2021
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico de diferentes níveis e qualificado por modificações pertinentes à interação social, comportamento e comunicação. A condição de saúde bucal dos pacientes autistas pode sofrer comprometimento, fato que se relaciona à coordenação motora prejudicada, ao uso de psicoativos e à preferência por dieta rica em carboidratos. Objetivo: Relatar um caso clínico, descrevendo o atendimento ambulatorial e hospitalar, assim como o manejo empregado diante do tratamento preventivo e curativo e acompanhamento a um paciente com TEA. Metodologia: Experiência clínica relatada de forma cronológica e detalhada mediante autorização da responsável, com embasamento em pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Pubmed com os descritores “Odontologia”, “Odontopediatria” e “Autismo”. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, seis anos de idade, com diagnóstico de TEA de grau não especificado. Devido à grande necessidade de tratamento dentário inicial e ao insucesso das técnicas de manejo comportamental, o paciente recebeu tratamento a nível hospitalar. A proservação do tratamento foi realizada em ambiente clínico e, em consequência da maior adaptação do paciente ao consultório e do uso de diferentes técnicas de manejo, houve sucesso na realização dos procedimentos necessários. Considerações finais: É imprescindível que a abordagem odontológica a estes pacientes seja apoiada em uma anamnese minuciosa que viabiliza um planejamento de tratamento eficiente, quer a nível ambulatorial ou hospitalar. O atendimento ao paciente com TEA é um desafio que deve ser encarado como um direito a ele garantido.
Descrição: ANDRADE, Monique Isabelle Silva de. Manejo odontológico do paciente com Transtorno do Espectro Autista: Relato de Caso Clínico. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24256
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monique Isabelle Silva de Andrade.pdfPDF - Monique Isabelle Silva de Andrade831.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito58.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.