Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24283
Título: Ensino remoto e trabalho docente
Autor(es): Portela, Leyliane Estefany da Silva
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Estágio docente
Ensino remoto
Data do documento: 6-Ago-2021
Resumo: O estágio supervisionado faz parte da grade curricular das licenciaturas e tem entre suas finalidades a pretensão de possibilitar ao professor em formação o contato com a realidade escolar e, dentro desta, com todos os sujeitos, processos, dinâmicas e contextos que caracterizam e influenciam, de forma direta ou indireta, a prática docente. Desta forma, a realização dos estágios é sempre um momento visto com muitas expectativas pelos licenciandos, e isso não só pela oportunidade de ir ao seu futuro local de trabalho na condição de estagiário, mas principalmente pela ciência de que trata-se de uma ocasião que pode legar uma gama de experiências e reflexões. Com a implantação do ensino remoto em 2020 nas escolas brasileiras, os estágios foram redefinidos e adaptados aos novos cenários em que o processo de ensino-aprendizagem passou a ocorrer, foi exatamente o que aconteceu no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, modalidade a distância. Foi a partir dessa redefinição que os estágios, previstos no PPC do Curso como atividades presencias desenvolvidas nas escolas, tiveram que ser realizados remotamente. Essa mudança, apesar de desafiadora, foi também oportuna para que os licenciandos pudessem vivenciar a escola e o ensino de Geografia em uma conjuntura moldada pelo ensino remoto. O ensino remoto pode ser analisado através de muitos enfoques. Aqui, procuramos evidenciar os seus efeitos sobre o trabalho docente. Desta forma, o objetivo geral consistiu em compreender a forma como o ensino remoto tem se desdobrado sobre o trabalho docente. O estágio que serviu de base para a as práticas desenvolvidas e as reflexões construídas e aqui apresentadas ocorreram na Escola Cidadã Integral e Técnica Dr. Trajano Nóbrega, localizada na cidade de Soledade-PB, no período de outubro a dezembro de 2020. A metodologia de pesquisa adotada esteve amparada na abordagem qualitativa, através da qual recorreu-se as pesquisas bibliográficas e colaborativa. Os resultados apontam para um cenário permeado de muitos desafios, que não deixam de recair sobre o trabalho docente. Com o ensino remoto, o professor passou a acumular inúmeras funções, a receber novas responsabilidades e cobranças, sem que tenha recebido o suporte formativo (capacitações) e as condições materiais para que possa responder de forma satisfatória as novas demandas. Desta forma, acabou, muitas vezes, recaindo sobre o professor a culpabilidade por problemas que são, na verdade, da educação escolar pública, que é reflexo de uma sociedade historicamente desigual.
Descrição: Portela, Leyliane Estefany da Silva. Ensino remoto e trabalho docente: uma leitura a partir do estágio supervisionado de regência em Geografia no Ensino Médio. 2021. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia)-Universidade Estadual da Paraíba, EAD-João Pessoa, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24283
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leyliane Estefâny da Silva Portela.pdfPDF - Leyliane Estefâny da Silva Portela322.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito404.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.