Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24324
Título: Síndrome do Respirador Oral: Considerações
Autor(es): Silva, Adriele Marinho da
Palavras-chave: Odontologia
Respiração bucal
Odontopediatria
Ortodontia
Data do documento: 6-Ago-2021
Resumo: A Síndrome do Respirador Oral (SRO) consiste em uma respiração predominantemente bucal com etiologia multifatorial e que pode levar a diversas mudanças, abrangendo tanto aspectos físicos como psicossociais. Este trabalho teve como objetivo explanar a etiologia, diagnóstico, possíveis alterações e implicações que um paciente com SRO possa adquirir, bem como a importância de um diagnóstico precoce e uma abordagem multidisciplinar. Em se tratando de uma revisão narrativa, não foram utilizados critérios para a busca e análise da literatura, tendo sido assim selecionados 19 artigos e outras fontes com o uso dos descritores combinados: “Odontologia”; “Respiração bucal”; “Odontopediatria” e “Ortodontia”. A SRO pode causar alterações tanto bucais como faciais, além de afetar a qualidade de vida do indivíduo. Os cirurgiões dentistas devem ficar atentos às possíveis alterações que as crianças possam apresentar, identificar e encaminhar para outros especialistas. Diante disso, é possível considerar sendo a SRO tida como um problema de saúde pública, seu diagnóstico e tratamento multidisciplinar precoces são de grande importância para que sejam evitadas maiores alterações faciais dentárias, além de interferências na qualidade de vida dos pacientes.
Descrição: SILVA, Adriele Marinho da. Síndrome do Respirador Oral: Considerações. 2021.17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24324
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriele Marinho da Silva.pdfPDF - Adriele Marinho da Silva293.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito125.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.