Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24327
Título: Análise do artesanato e suas relações socioeconômicas do município de Lucena-Pb: as diversas formas de aproveitamento da matéria-prima do coco
Autor(es): Menezes, Ana Claudia Moura de
Palavras-chave: Geografia
Associação de Artesãos
Artesanato do Coco
Lucena
Data do documento: 30-Jul-2021
Resumo: O trabalho tem como objeto de estudo, análisar o artesanato do coco e suas relações socioeconômica do município de Lucena-PB, destacando as diversas formas de aproveitamento da materia-prima do coco. Como referencial teóricos foram utilizados publicações de autores como Silva (2012), Córdula (2015), Canclini (1983) e Gil (2008), o qual explica, que a pesquisa bibliográfica é indispensável para o pesquisador e a investigação é de caracter exploratório e explicativa. A metodologia foi apoiada em entrevistas pelo Google Meet de artesãos e em visita in loco em pólos de artesanato, sendo que as questões das entrevistas buscaram fazer analogia aos fatores sociais, ambientais e políticos, destacando o artesanato local como instrumento de identidade. Além disso, a coleta de materiais subsidiou a investigação e avaliação que explicitou o procedimento da história do artesanato do município de Lucena, o que obteve às respostas da pesquisa, através dos objetivos estabelecidos: a caracterização geral do município de Lucena-PB; explicar a importância do artesanato do coco para o município de Lucena; destacar o artesanato do coco com suas representações; evidenciar outro tipos de artesanatos locais; analisar a importância socioeconômica e cultural do coco como matéria-prima e as diversas formas de aproveitamento como produto artesanal de Lucena-PB e investigar materiais empíricos e históricos relacionados ao cultivo, produção e os principais usos do derivados do coco do município de Lucena-PB.
Descrição: MENEZES, Ana Claudia Moura de. Análise do artesanato e suas relações socioeconômicas do município de Lucena-Pb: as diversas formas de aproveitamento da matéria-prima do coco.2021.52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24327
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Claudia Moura de Menezes.pdfPDF - Ana Claudia Moura de Menezes1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito34.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.