Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24357
Título: Formação do Professor de Geografia no ensino a distância da UEPB: contribuições e possibilidades educativas
Autor(es): Pereira, Raiany Kelly Lima
Palavras-chave: Ensino de geografia
Formação do professor
Ensino Remoto
Data do documento: 21-Jul-2021
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a formação de professor no Ensino à Distância na Universidade Estadual da Paraíba, no Curso de Geografia (EAD). Analisamos as possibilidades da formação de professores a partir desse modelo educativo. Assim, a metodologia da pesquisa foi construída por meio de artigos, pesquisas em sites, bem como análise do PPC do Curso Ensino á Distancia Geografia EAD, além de entrevista com representante da secretaria/coordenação do curso EAD e três alunos representantes do curso sendo caracterizado como duas pesquisas do tipo qualitativa. Na construção desse estudo, apresentamos como surgiu o modelo EAD, trazendo também alguns aspectos do panorama histórico da EAD no Brasil. Dessa maneira, com o curso de Geografia no formato EAD da UEPB temos novas perspectivas de formação de professores de Geografia, ação essa que vem contribuindo com a profissionalização docente para vários recortes do Estado, uma vez que o curso possui como polos: Campina Grande, Livramento, João Pessoa, Lucena e Pombal, no entanto a formação e a qualificação desses professores está para além dos polos, adentrando inclusive nos Estados vizinhos da Paraíba. A luz dessa reflexão, o curso de formação de professores de Geografia no modelo EAD segue uma proposta de igualdade de ensino em relação ao curso presencial da instituição. Diante disso, para a realização das aulas não podemos deixar de enfatizar a importância da tecnologia, como elemento crucial junto aos processos de ensino e aprendizagem para esses futuros professores dessa modalidade. A EAD possui essa particularidade, pois a relação espaço e tempo, ocorre por meio ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente (AVA) em que as aulas ficam gravadas, flexibilizando a programação e horários de estudo, bem como a realização de algumas formas de avaliação, mensagens, fóruns e também são disponibilizadas atividades de avaliação. Muitos dos estudantes que procuram o curso EAD possuem uma jornada múltipla diária, se dividindo entre estudo e trabalho, esse formato de curso se torna acessível para esses sujeitos. Vimos na UEPB uma busca permanente e preocupação com a formação profissional, pois a universidade é um território de criação, inclusão, formação e democracia. Portanto, com essa pesquisa reforçamos a importância das tecnologias e do modelo EAD para a formação de professores. Palavras-chave: Educação a Distância; Ferramentas Tecnológicas; Formação Do Professor.
Descrição: PEREIRA, Raiany Kelly Lima. Formação do Professor de Geografia no ensino a distância da UEPB: contribuições e possibilidades educativas.2021.35f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24357
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raiany Kelly Lima Pereira.pdfPDF - Raiany Kelly Lima Pereira1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.