Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24358
Título: A monocultura do abacaxi (Ananás Comosus) na comunidade de Cuité e Lages – Pedro Régis-Pb
Autor(es): Lopes, Lidiney Daivid Alves
Palavras-chave: Práticas agrícolas
Monocultura
Cultivo do abacaxi
Data do documento: 4-Ago-2021
Resumo: A cultura do abacaxi no município de Pedro Régis-PB é uma das principais fontes de renda do município. Na comunidade de Cuité e Lages, uma das comunidades rurais de Pedro Régis-PB, a realidade não é exceção: o cultivo do abacaxi é a principal fonte de renda dos agricultores da comunidade. Portanto, o objetivo deste tópico é analisar a cultura do abacaxi na comunidade a partir da realidade vivenciada pelos agricultores. A cultura do abacaxi é hoje definida como um modelo de produção de monocultura na comunidade, em substituição à agricultura familiar autossuficiente, mas mesmo assim, a comunidade ainda é caracterizada como uma comunidade rural de agricultores por insistirem na relação de identidade com o lugar de origem. Nesse sentido, buscamos dialogar com os autores de Oliveira (2001) e Cunha e Cabral (1999) que descreveram esta questão agrícola. Essa realidade pode ser observada na comunidade de Cuité e Lages, pois os agricultores veem a cultura do abacaxi como a única safra lucrativa que pode lhes garantir um lucro substancial ao final do período de produção, por isso a produção da safra está aumentando. Na cultura que Cuité e Lages conseguem cultivar, a comunidade torna-se quase uniforme. O que vemos em Cuité e Lages são a lógica de atuação do capital na prática agrícola, que contribui para essa agricultura com fins lucrativos em um único sistema de cultivo. Essa prática agrícola envolve o uso de produtos químicos, fertilizantes, herbicidas e fungicidas que podem intoxicar os trabalhadores que utilizam esses produtos no cultivo do abacaxi, os que consomem essas frutas, além de degradar os recursos naturais da região como solo e águas subterrâneas, etc.
Descrição: LOPES, Lidiney Daivid Alves. A monocultura do abacaxi (Ananás Comosus) na comunidade de Cuité e Lages – Pedro Régis-Pb .2021.38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24358
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiney Daivid Alves Lopes.pdfPDF - Lidiney Daivid Alves Lopes2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito122.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.