Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24360
Título: Particularidades do tratamento endodôntico no paciente diabético
Autor(es): Silva, Felipe Nicolau da
Palavras-chave: Endodontia
Diabetes mellitus
Periodontia
Data do documento: 26-Jun-2021
Resumo: O tratamento endodôntico não cirúrgico (TENC) tem por finalidade a desinfecção dos sistemas de canais radiculares para favorecer a recuperação dos tecidos periodontais. Levando em consideração a fisiopatologia da diabetes mellitus esse processo pode estar prejudicado. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva revisar a literatura atual sobre as relações entre a diabetes mellitus e o tratamento endodôntico. A base de dados utilizada foi a PubMed/MEDLINE (U.S. National Library of Medicine), utilizando os descritores em inglês 'Diabetes Mellitus', 'Endodontics’ and 'Apical Periodontitis'. Inicialmente 53 artigos foram obtidos e após análise dos títulos 22 artigos foram descartados por não possuírem qualquer relação com o tema, 31 artigos foram selecionados para leitura dos resumos e posteriormente 17 foram descartados por não se encaixarem nos critérios de inclusão. Destes, 14 estudos foram selecionados para a leitura completa e por fim foram incluídos na pesquisa. Os estudos demonstram que o paciente com diabetes mellitus (DM) possui prevalência aumentada de periodontite apical (PA), aumento no número de dentes com TENC bem como uma associação entre PA ligada ao TENC. Essas relações parecem ser influenciadas pela fisiopatologia da DM que podem causar comprometimento da capacidade de reparo tecidual, resposta imune prejudicada, deficiência da circulação colateral, o que pode levar a persistências de lesões periapicais e insucesso do tratamento. Nesse sentido, a DM deve ser considerada uma doença de interesse odontológico e importante fator prognóstico para o sucesso do TENC.
Descrição: SILVA, Felipe Nicolau da. Particularidades do tratamento endodôntico no paciente diabético. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24360
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Nicolau da Silva.pdfPDF - Felipe Nicolau da Silva1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito TCC.pdfTermo de Depósito TCC1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.