Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24361
Título: Associação entre maloclusões, bullying e qualidade de vida em crianças e adolescentes: uma revisão da literatura
Autor(es): Silva Filho, José Jadelson da
Palavras-chave: Odontologia
Bullying
Qualidade de Vida
Data do documento: 29-Jul-2021
Resumo: Introdução: As maloclusões podem ocasionar prejuízos estéticos faciais, limitações funcionais, sociais e psicológicas, fazendo com que os indivíduos que apresentem tais alterações tenham sua qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHRQoL) afetadas, e se tornem um alvo de bullying. Objetivo: Avaliar a literatura existente sobre bullying, ortodontia (características dentofaciais, maloclusões e necessidade de tratamento ortodôntico) e OHRQoL em crianças e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma busca eletrônica dos artigos nas bases de dados MEDLINE (via PubMed), Scielo e Portal de Periódicos Capes utilizando os seguintes descritores, em português e inglês: Maloclusão, bullying e qualidade de vida. Foram incluídos artigos originais e observacionais, publicados nos últimos 10 anos, em língua portuguesa ou inglesa, que abordassem maloclusões e suas relações com o bullying e impacto na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Resultados: Foram selecionados quatro artigos e pôde-se observar que não houve distinção entre os sexos quanto à prevalência do bullying relacionado com as maloclusões. Dentro dos resultados analisados, incisivos vestibularizados, sobressaliência e sobremordida acentuadas foram as maloclusões mais associadas ao comportamento. Além disso, o bullying está associado a impactos negativos na OHRQoL de crianças e adolescentes e tem sua frequência diminuída quando maloclusões são corrigidas. Considerações Finais: Ressalta-se a importância do desenvolvimento de mais estudos originais que busquem esclarecer a relação entre as variáveis aqui analisadas e da abordagem do problema do bullying entre as crianças e adolescentes, visando o incentivo a criação de programas de antibullying.
Descrição: SILVA FILHO, José Jadelson da. Associação entre maloclusões, bullying e qualidade de vida em crianças e adolescentes: uma revisão de literatura. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24361
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jadelson da Silva Filho.pdfPDF - José Jadelson da Silva Filho321.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC_Jose Jadelson da Silva Filho.pdfTermo_de_Deposito_TCC_Jose Jadelson da Silva Filho61.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.