Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24362
Título: Impacto dos aspectos psicológicos da restrição social devido à Covid-19 e seus reflexos na DTM e dor miofascial
Autor(es): Melo, Hévylla Maiara Souza
Palavras-chave: Isolamento Social
Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular.
COVID-19
Data do documento: 27-Ago-2021
Resumo: Um vírus da família coronavírus, responsável por uma doença com características distintas e um alto grau de infecção recebeu o nome de COVID-19, assim, com a finalidade de reduzir as taxas de contaminação e transmissão, medidas de distanciamento foram empregadas apresentando resultados positivos. Em contrapartida, o isolamento social provocou efeitos psicológicos negativos na população, ocasionando um impacto significativo na saúde mental, proporcionando um contexto mais favorável para o aumento das condições dolorosas crônicas, incluindo as Disfunções Temporomandibulares (DTM) e a dor miofascial. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o impacto de aspectos psicológicos desencadeados pelas medidas de restrição social devido à COVID-19 sobre a ATM e seus reflexos, durante a pandemia, no desenvolvimento e agravamento da DTM e na dor miofascial, utilizando as bases de dados para busca, Pubmed/MEDLINE (U.S. National Libraty of medicine), SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Google Acadêmico. Foram encontrados 98 artigos, dos quais 5 foram filtrados após o processo de seleção. De acordo com as análises desses estudos na literatura, existe concordância, o isolamento social devido a pandemia da COVID-19, possui características que refletem negativamente na saúde mental e colabora diretamente para o desenvolvimento e agravamento da DTM e dor miofascial. Conclui-se que a pandemia está associada ao aumento de sintomas psicológicos como ansiedade e depressão e estas condições tem correlação direta com a etiologia e agravos da DTM e dores miofasciais.
Descrição: MELO, Hévylla Maiara Souza. Impacto dos aspectos psicológicos da restrição social devido à Covid-19 e seus reflexos na DTM e dor miofascial. 2021. 20p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24362
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hévylla Maiara Souza de Melo.pdfPDF - Hévylla Maiara Souza de Melo295.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC MAIARA.pdfTermo de Depósito66.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.