Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24363
Título: Reconstrução óssea por meio do levantamento do assoalho do seio maxilar: revisão da literatura
Autor(es): Oliveira, Viviane Larissa Maurício de
Palavras-chave: Cirurgia.
Enxerto aloplástico.
Maxilar.
Data do documento: 24-Ago-2021
Resumo: A cirurgia de levantamento do assoalho do seio maxilar é indicada para pacientes que possuem reabsorção alveolar visando a reconstrução da área afetada a fim de reestabelecer o equilíbrio oclusal. O objetivo desse estudo é, através de uma revisão da literatura, verificar as técnicas e biomateriais utilizados como material de enxertia no levantamento do seio maxilar, observando suas principais vantagens e desvantagens. O presente estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico nas bases de dados no: The Cocharane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCISEARCH, LILACS E PUBMED, utilizando os descritores e palavras-chave Seio maxilar, Levantamento do Assoalho do Seio Maxilar, Biomateriais e Enxertos nos idiomas português e inglês em combinação com operadores booleanos “AND” e “OR”, publicados no período de 2009 a 2020. De um total de 105 encontrados, 14 compuseram a amostra após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. De acordo com dados que foram coletados foi observado que tanto a técnica transalveolar quanto a janela lateral pode ser empregada para LSM e dentre os materiais de enxerto utilizados, se destaca o osso autógeno pela sua capacidade osteogênica e osteoindutora, porém outros tipos de biomateriais que também podem ser utilizados o enxerto alógeno, xenogênico e aloplástico. Conclui-se que a cirurgia de levantamento do seio maxilar é uma técnica eficaz que apresenta resultados satisfatórios, principalmente em longo prazo, para reconstrução óssea da região posterior da maxila independente da técnica utilizada, podendo estar a associada à utilização de enxertos como os enxertos autógeno e xenógeno.
Descrição: OLIVEIRA, Viviane Larissa Maurício de. Reconstrução óssea por meio do levantamento do assoalho do seio maxilar: Revisão da literatura. 2021.17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24363
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Larissa Maurício de Oliveira.pdfPDF- Viviane Larissa Mauricio de Oliveira612.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC66.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.