Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24364
Título: Desenvolvimento local sustentável: práticas de convivência com o semiárido e abastecimento hídrico no município de Livramento-Pb
Autor(es): Araújo, Edvanilda Torres Vilar
Palavras-chave: Recursos Hídricos
Escassez
Sustentabilidade
Data do documento: 13-Ago-2021
Resumo: A semiaridez ou a seca é um dos principais problemas socioambientais em regiões semiáridas como Sertão nordestino e suas microrregiões. Com esta pesquisa buscou se fazer uma análise sobre as condições de manutenção e manejo de sistemas de captação de águas de chuva já instalados no município de Livramento, enfatizando a importância da gestão dos recursos hídricos com foco na conservação e uso sustentável. Á área de pesquisa se encontra no semiárido nordestino, especificamente na região do Cariri Paraibano. A pesquisa teve como metodologia o trabalho de campo e o levantamento bibliográfico da realidade urbana e rural de Livramento/PB, com foco no Sítio Olho D´água. Entre os autores que deram base ao estudo destacamos: Fiorillo (2021); Santana & Batista (2012); entre outros. A pesquisa que empreendemos pretendeu contribuir para discussão acerca do acesso à água que é uma das principais condições para a sobrevivência da vida, pois na atualidade várias comunidades rurais enfrentam tempos difíceis devido à escassez de água. Como resultado identificou-se que os agricultores fazem o uso das cisternas de placas visando o armazenamento de água potável suprindo assim, as necessidades de que mais precisa. Desta maneira abrindo oportunidades para as famílias terem uma subsistência de qualidade de vida através da agricultura familiar.A semiaridez ou a seca é um dos principais problemas socioambientais em regiões semiáridas como Sertão nordestino e suas microrregiões. Com esta pesquisa buscou se fazer uma análise sobre as condições de manutenção e manejo de sistemas de captação de águas de chuva já instalados no município de Livramento, enfatizando a importância da gestão dos recursos hídricos com foco na conservação e uso sustentável. Á área de pesquisa se encontra no semiárido nordestino, especificamente na região do Cariri Paraibano. A pesquisa teve como metodologia o trabalho de campo e o levantamento bibliográfico da realidade urbana e rural de Livramento/PB, com foco no Sítio Olho D´água. Entre os autores que deram base ao estudo destacamos: Fiorillo (2021); Santana & Batista (2012); entre outros. A pesquisa que empreendemos pretendeu contribuir para discussão acerca do acesso à água que é uma das principais condições para a sobrevivência da vida, pois na atualidade várias comunidades rurais enfrentam tempos difíceis devido à escassez de água. Como resultado identificou-se que os agricultores fazem o uso das cisternas de placas visando o armazenamento de água potável suprindo assim, as necessidades de que mais precisa. Desta maneira abrindo oportunidades para as famílias terem uma subsistência de qualidade de vida através da agricultura familiar.
Descrição: ARAÚJO, Edvanilda Torres Vilar. Desenvolvimento local sustentável: Práticas de convivência com o semiárido e abastecimento hídrico do munícipio de Livramento-PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24364
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvanilda Torres Vilar Araújo.pdfPDF - Edvanilda Torres Vilar Araújo2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito122.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.