Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24365
Título: Aspectos socioeconômicos do espaço rural de Livramento-Pb: um relato de experiência analisado a partir do censo agropecuário de 2017
Autor(es): Lima, Evânia Torres Vilar
Palavras-chave: Censo agropecuário
Espaço rural
Geografia
Data do documento: 20-Ago-2021
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os principais aspectos socioeconômicos do espaço rural do Município de Livramento-PB, observado mediante experiências de vivências analisadas a partir do Censo Agropecuário de 2017. A partir das informações contidas no Censo: qual são os meios de renda para garantir o sustento da família, benefícios, programas e complementação de renda. Os objetivos específicos foram: a) analisar as diferenças socioeconômicas no espaço rural de Livramento; b) identificar quais são os fatores socioeconômicos influenciam as famílias que vivem na área rural; c) propor estratégias de desenvolvimento econômico para essas famílias. A pesquisa teve como metodologia qualitativa, de caráter exploratória, tendo como procedimento metodológico a pesquisa de campo. Entre os autores que deram base ao trabalho estão Nóbrega Junior (2015); Nunes (2016); Pena (2021), Santana e Santos (2021); IBGE entre outros. A pesquisa contribuiu para uma discussão sobre a realidade vivida por agricultores/produtores que moram no semiárido nordestino, com base em nossa observação como agente censitária, participante do Censo Agropecuário 2017. Destacamos, os vários processos desenvolvidos por cada agricultor em especial do município de Livramento no Cariri paraibano, na busca pelo o aprimoramento da renda familiar, e suas múltiplas dificuldades para obterem um mínimo de complementação de renda.
Descrição: LIMA, Evânia Torres Vilar de. Aspecto socioeconômico do município de Livramento-PB: Um relato da vivência no setor rural observado a partir dos dados do censo agropecuário 2017.2021.30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24365
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evânia Torres Vilar de Lima.pdfPDF - Evânia Torres Vilar de Lima1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito262.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.