Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24366
Título: Caracterização Geográfica do Munícipio de São José da Lagoa Tapada
Autor(es): Silva, Irineu Simão da
Palavras-chave: Semiárido
Aspectos geográficos
Sertão da Paraíba
Data do documento: 13-Ago-2021
Resumo: Com o presente trabalho tivemos como objetivo geral apresentar as principais características geográficas do município de São José da Lagoa Tapada, com destaque para os aspectos geoambientais, socioeconômicos e históricos culturais. A área objeto da pesquisa está inserido no Sertão paraibano, região semiárida com acentuada depressão relativa em relação ao nível do mar e rodeada de morfologia serrana estruturada pelo planalto da Borborema e alto Sertão paraibano. Sendo que a sede municipal se localiza a uma altitude de 257 metros, com encostas serranas que ultrapassam os 650 metros IBGE (2010). O método consistiu em uma pesquisa exploratória qualitativa com pesquisa empírica entrevistas casuais com pessoas mais idosas do município, além de levantamento bibliográfico e dados em fontes como o IBGE, AESA, ANA, entre outras. De acordo com o IBGE (2017), a área de estudo encontra-se na região imediata de Sousa/PB e na Região intermediária de Patos/PB. A bacia hidrográfica do rio Piranhas permitiu a criação de dezenas de açudes sendo alguns deles públicos como o Jenipapeiro, que abastece o município, poços amazonas e artesianos e cisternas. São José da Lagoa Tapada teve a sua emancipação política em 1959 e até a década de 1980 foi grande produtor pecuária bovina, algodão e rapadura com a chegada do “bicudo” a produção de algodão deixou de existir e a produção de rapadura também estagnou. Com sistemas de irrigação na região as atividades rurais passaram por uma nova dinâmica na atualidade, apesar do munícipio apresentar poucas oportunidades socioeconômicas, ainda existe forte resistência dos sertanejos em se manterem na terra.
Descrição: SILVA, Irineu Simão da. Caracterização Geográfica do Munícipio de São José da Lagoa Tapada. 2021.56f. (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, 202.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24366
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irineu Simão da Silva.pdfPDF - Irineu Simão da Silva4.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito108.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.