Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24367
Título: Território de ocupação das áreas do perímetro irrigado de São Gonçalo no município de Sousa/Pb
Autor(es): Pereira, Maria Isabel Clementino
Palavras-chave: Geografia
Território
Irrigação
Data do documento: 20-Ago-2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos de luta por territórios de ocupação ocorridos no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, nas duas últimas décadas. Bem como, discutir e entender os conceitos de territórios e de territorialidade ao mesmo tempo, procurar entender que o território se trata de um espaço delimitado, e que por vezes são desconstruídos através das relações de poder (Raffestin, 1993). No assunto em estudo, o acampamento Federal de São Gonçalo passou por transformações marcadas pela territorialidade, constatada pela ação envolvendo uma gama muito grande de atores nas apropriações indébitas com o passar do tempo, sem registro de conflitos, e que aconteceu gradativamente. Na obra Memorial de um Sertão publicado em (2018, p.84), de autoria do escritor Josemar Alves Soares, filho natural de São Gonçalo, faz a historiografia da criação do acampamento federal através IFOCS na década de 1920, órgão depois substituído pelo DNOCS. Mostra também a fragmentação espaço-social no acampamento, causada pela falta de fiscalização, a fragilidade do órgão Federal, a falta de uma gestão para coibir as construções irregulares teve como consequências a total descaraterização das residências que historicamente ao longo dos anos serviram exclusivamente aos funcionários moradores do acampamento.
Descrição: PEREIRA, Maria Isabel Clementino. Território de ocupação das áreas do perímetro irrigado de São Gonçalo no município de Sousa/Pb. 2021.44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24367
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel Clementino Pereira.pdfPDF - Maria Isabel Clementino Pereira3.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito176.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.