Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24368
Título: Perfil de mortes por causas externas das mulheres na região de Guarabira- PB
Autor(es): Silva Neto, Manoel Faustino da
Palavras-chave: Violência
Mortalidade
Mulheres
Data do documento: 24-Ago-2021
Resumo: Introdução: A violência é um elemento muito presente no cotidiano das pessoas da sociedade moderna e que só aumenta com o passar dos anos. Esse fato representa no dia-a-dia dos indivíduos e no cenário mundial como um dos maiores e mais complexos problemas sociais nos dias atuais. Objetivo: O presente trabalho tem como finalidade realizar uma avaliação do perfil das mortes por causas externas de mulheres na região de Guarabira no Estado da Paraíba no período de 2003 a 2018. Metodologia: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa, descritivo e analítico, com desenho do tipo transversal. A obtenção de dados foi feita pelos pesquisadores, usando como instrumento um formulário padronizado fundamentado nos elementos sugeridos pela literatura da área. Resultados e Discussão: O município com maior número de casos foi Guarabira com 45 mortes, significando sozinha 14%. Os anos de 2011 (10%), 2014 (9%) e 2015 (10,6%) foram os de maior quantidade de eventos registrados. Os meses que exibiram os valores mais elevados são dezembro (10%), janeiro (9,7%) e abril (10%). Percebemos que no final de semana ocorre 35,8% dos casos, já no meio da semana acontece 61,3% dos eventos. Percebemos que o perfil de mulheres vítimas de mortes violentas são agricultoras ou domésticas, dos 19 aos 44 anos, com pouca ou nenhuma escolaridade. A asfixia foi a forma que mais causou mortes violentas, com 80 vítimas que representou 25,7%, seguida por acidente de transito com 78 casos, significando 25,1%. A motocicleta, com 49,2%, foi o tipo de acidente mais comum. Ao compararmos os casos de asfixia com a idade das vítimas percebemos que nas situações de afogamento ocorreram 14 eventos com pessoas de até 18 anos. Além disso, 62,2% das mortes violentas apresentaram lesões no segmento Buco-maxilo-facial. Os acidentes de transito geraram 78 óbitos, destas mortes 65 apresentaram lesão bucal o que representou 83,3%. Sobre o tipo de lesão a Escoriação apresentou 21,4% dos casos. Considerações Finais: Ter conhecimento das principais variáveis da questão das mortes violentas com mulheres e sua distribuição nos mais variados municípios oferece elementos para que os governantes possam planejar medidas que venham a reprimir esta situação contra a mulher.
Descrição: SILVA NETO, Manoel Faustino da. Perfil de Mortes por Causas Externas das Mulheres na Região de Guarabira – PB. 2021. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24368
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Faustino da Silva Neto.pdfPDF - Manoel Faustino da Silva Neto739.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito86.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.