Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24374
Título: A ludicidade na Educação Infantil e os desafios enfrentados por professoras: sistematização de experiência vivida no PIBID - UEPB - 2018 - 2019
Autor(es): Paiva, Larissa da Silva Pontes de
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Trabalho pedagógico
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 23-Ago-2021
Resumo: Este trabalho versa sobre os desafios que as professoras da Educação Infantil (EI) enfrentaram na inserção de práticas lúdicas em sala de aula, a partir de uma experiência pessoal através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos anos de 2018 e 2019. Neste sentido, revisitamos a história da Educação Infantil e as suas transformações até os dias atuais, considerando suas diferentes formas assumidas ao longo do tempo e nos atendo aos avanços na área, e como eles se refletem no trabalho docente em sala de aula. Nos propomos a analisar criticamente a relação entre ludicidade e pratica docente em sala de aula. Deste modo, buscamos: identificar as dificuldades enfrentadas pelas professoras da Educação Infantil na realização de aulas lúdicas; demonstrar como a presença e a ausência da ludicidade podem afetar o desenvolvimento dos alunos e avaliar as condições materiais de trabalho e físicas das salas de aula para promoção da ludicidade. A experiência se deu em uma creche localizada no município de Cuitegi-PB, a partir da observação de nove aulas de duas turmas do Pré escolar II. Para isto, adotamos o método de sistematização da experiência, pautado nos princípios de Holliday (2006) e Chavez-Tafur (2007), enquanto pesquisa participante de cunho qualitativo. Entendemos que esse método permite compreender os processos, as mudanças ocorridas e os sentidos atribuídos pelos participantes, revelando como eles aconteceram de determinada maneira e não de outra, o porquê e como elas se produziram. No referencial teórico trazemos alguns documentos norteadores da Educação Infantil e bebemos na fonte de autores como: Pinto e Tavares (2010), Moyles (2002), Rau (2013), Teixeira e Volpini (2014), entre outros que tratam sobre EI, ludicidade, ensino e aprendizagem e desenvolvimento infantil. Os resultados do estudo apresentam os principais desafios enfrentados nas práticas educativas diárias em sala de aula na EI em relação ao direito a brincar vigente em declarações normativas e documentos legais, que nem sempre é garantido de fato. Constatamos por meio da análise da experiência vivenciada e apresentamos neste trabalho, duas realidades de ensino diferentes, a saber: na primeira em que preponderam os aspectos mais tradicionais do ensino e na segunda com evidência de um caráter mais lúdico, envolvendo atividades além da reprodução da escrita. Diante disso, compreendemos e concluímos que a ludicidade contribui para a formação de um sujeito autônomo, reflexivo e possibilita estabelecer relações significativas com o meio, sendo importante a formação inicial e continuada de docente, visando atender as necessidades do universo infantil.
Descrição: PAIVA, L. da S. P. de. A ludicidade na Educação Infantil e os desafios enfrentados por professoras: sistematização de experiência vivida no PIBID - UEPB - 2018 - 2019. 2021. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24374
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa da Silva Pontes de PaivaPDF - Larissa da Silva Pontes de Paiva928.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito163.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.