Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24378
Título: A Questão Hídrica do Sítio Farias do Município de Livramento/Pb
Autor(es): Nóbrega, Fabiana Ferreira Lú da
Palavras-chave: Recursos Hídricos
Escassez
Preservação
Data do documento: 20-Ago-2021
Resumo: Esta pesquisa fez uma análise sobre a questão hídrica do Sítio Farias do município de Livramento/PB e as dificuldades enfrentadas pela população no decorrer dos últimos anos. Os objetivos específicos foram: a) identificar as relações da população do Sítio Farias, Livramento/PB com a natureza semiárida do município, considerando o uso e ocupação das terras locais; b) Entender os desafios em viver num ambiente castigado pelas secas e escassez hídrica; c) Estudar os problemas ambientais decorrentes da escassez hídrica; d) observar os casos de êxodo rural para a zona urbana e; e) Apontar estratégias de convivência com a seca ao decorrer dos anos. A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico, documental, descritivo, exploratório, de campo, qualitativo e análise geográfica hídrica da realidade rural do Sitio Farias, município de Livramento/PB. Entre os autores que deram base ao estudo destacamos Almeida (1962); Ercin (2011); Diniz, Lima (2017); Insa (2011); Ventura (2014); Rebouças (2004); Silva (2008) e entre outros. O município de Livramento/PB é conhecido pelo clima semiárido, seco, pela falta de água durante grandes períodos de estiagem e seca, que evoluíram com o tempo, pois antes as águas eram vindas de cacimbas, nem sempre doce e em boas condições de ingerir, com o tempo com a perfuração de poços e construção de cisternas que melhoraram as condições de vida da população.
Descrição: FERREIRA, Fabiana. A Questão Hídrica do Sítio Farias do Município de Livramento/Pb. 2021. 36f. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24378
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Ferreira Lú da Nóbrega.pdfPDF - Fabiana Ferreira Lú da Nóbrega.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf80.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.