Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24386
Título: O trabalho docente na educação do campo: o ideal e o real
Autor(es): Sarmento, Maria do Socorro Pamplona
Palavras-chave: Educação no campo
Legislação
Trabalho docente
Data do documento: 28-Fev-2015
Resumo: Nos últimos anos, a discussão da educação como um direito subjetivo tem-se evidenciado em todo o mundo. De modo que, torna-se indispensável colocar a política educacional como elemento primordial de uma sociedade democrática e justa. Sendo assim a educação no campo, traz inerente a si, toda a sua importância, sendo levada diretamente a comunidades que outrora jamais se pensava ter tamanha inclusão. Partindo dessa premissa, o estudo tem como objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa bibliográfica que revela a realidade da educação no campo. Dessa forma, buscam-se evidenciar a realidade das escolas do campo, e oferecer informações sobre algumas particularidades acerca do processo ensino-aprendizagem, funcionamento e condições socioeconômicas de seus alunos. O artigo em questão estuda a educação do campo no Brasil enquanto uma realidade concreta na contemporaneidade, pautando a discussão a partir das principais leis que envolveram a educação desde o período de 1990. O enfoque se dá em compreender como tais leis têm contribuído ou não para o desenvolvimento de uma educação voltada às pessoas que residem e dependem do campo para sobreviver, tendo a finalidade de entender a trajetória da educação no campo, baseando-se a partir de leis, decretos e outros textos oficiais que subsidiassem o entendimento e posicionamento do estado em relação às práticas educativas, para os que trabalham e residem no meio rural brasileiro. Concluindo com uma análise crítica entre o real e o ideal para este setor educacional.
Descrição: SARMENTO, Maria do Socorro Pamplona Sarmento. O trabalho docente na educação do campo: o ideal e o real. 2015. Monografia (Especialização em fundamentos da educação práticas pedagógicas interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24386
ISSN: CDD 370.19
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Pamplona Sarmento.pdfPDF - Maria do Socorro Pamplona Sarmento2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.