Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24390
Título: Hobbes e Nietzche: concepções sobre a formação do estado e inserção no debate político contemporâneo
Autor(es): Bonfim Filho, José da Mata
Palavras-chave: Estado
Política
Filosofia política
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho apresenta as concepções sobre a formação do Estado dos filósofos Thomas Hobbes (1588 – 1679) e Friedrich Nietzsche (1844 – 1900). Após a apresentação das duas concepções filosóficas, desenvolve-se um confronto teórico para a observação dos pontos em comum e dos pontos divergentes expressos na teoria de formação do Estado em Hobbes e Nietzsche. Feito isso, a intenção de caráter dialógico é responder a seguinte questão: Qual a relevância destes dois filósofos para o debate da filosofia política contemporânea? Verifica-se a importância, atualidade e relevância dos dois autores que iluminam o debate recente em torno da Filosofia Política. Destaca-se que o pensamento hobbesiano e nietzschiano exerce uma grande influência no pensamento de filósofos de grande envergadura no debate político contemporâneo, como é o caso do filósofo italiano Roberto Esposito (1950).
Descrição: BONFIM FILHO, J. M. Hobbes e Nietzche: concepções sobre a formação do estado e inserção no debate político contemporâneo. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24390
ISSN: CDD 100
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ DA MATA BONFIM FILHO.pdfPDF - JOSÉ DA MATA BONFIM FILHO721.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO289.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.