Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24392
Título: Um cavaleiro medieval no sertão de Guimarães Rosa: a hora e vez de Augusto Matraga
Autor(es): Santos, Ana Cristina dos
Palavras-chave: Ciclo arturiano
Movimentos literários medievais
Literatura
Literatura brasileira
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: O período medieval inscreveu na história diversas marcas: o desenvolvimento das ciências humanas, vestes, costumes, fé e nas artes. Dentre desse último, a influência literária se faz presente até hoje. As canções dos heróis medievais que depois passaram à prosa exercem um papel importante nas histórias de cavaleiros, reis e rainhas em nosso presente. O ciclo arturiano, um dos movimentos literários medievais, tem como principal expoente na península Ibérica A Demanda do Santo Graal (1989), obra que narra os feitos de Galaaz e seus cavaleiros. Marcada por uma profunda influência do pensamento cristão, suas principais características são vistas em A Hora e Vez de Augusto Matraga (2001), conto de Guimarães Rosa. Ciente disso, o presente trabalho tem por objetivo investigar os traços constitutivos na construção do caráter cavaleiresco, evidenciados nas novelas do ciclo arturiano, em particular A Demanda do Santo Graal (1989), no constructo do personagem Augusto Matraga no conto de Guimarães Rosa, A Hora e Vez de Augusto Matraga (2001). Para tal, serão utilizados também os estudos de Genette (2010), Moisés (2005), Auerbach (2015), Duby (1989), Cardini (1989), Franco (2004), além de outros autores que se façam necessários para o empreendimento da pesquisa.
Descrição: SANTOS, A. C. Um cavaleiro medieval no sertão de Guimarães Rosa: a hora e vez de Augusto Matraga. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24392
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina dos Santos.pdfPDF - Ana Cristina dos Santos404.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito84.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.