Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24394
Título: Relações de gênero na educação infantil do campo: entre pluralidades e esquecimentos
Autor(es): Araújo, Débora Kelly Pereira de
Palavras-chave: Gênero
Educação do campo
Equidade
Infância
Data do documento: 30-Abr-2021
Resumo: Este artigo sistematiza os resultados de nossa pesquisa sobre as relações de gênero na Educação Infantil do campo, tendo como principal objetivo a problematização dessas relações no espaço escolar. Nossa pesquisa se configura como qualitativa e de cunho participante. De acordo com Gil (2008) “[...] se caracteriza pelo envolvimento dos pesquisadores e dos pesquisados no processo de pesquisa” (p. 31). Nosso estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Yayá Tavares, situada no espaço rural do município de São Sebastião de Lagoa de Roça - PB, no período de fevereiro a maio de 2019, com uma turma multisseriada de Educação Infantil, formada por vinte e duas crianças do Maternal ao Pré II. Como respaldo teórico, utilizaremos a contribuições de Ariès (1981), Sarmento e Pinto (1997) para debatermos infância; de Louro (2007) e Campos (2009) na discussão sobre Gênero, Leite (1999) e Pasuch (2012) no debate sobre a Educação Infantil do campo. Esse estudo apontou a importância do debate sobre relações de gênero na Educação Infantil do campo e a construção de um espaço escolar mais justo e solidário.
Descrição: ARAÚJO, D. K. P. Relações de gênero na educação infantil do campo: entre pluralidades e esquecimentos. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24394
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC61.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
ESPECIALIZAÇÃO SUBMISSÃO.pdfESPECIALIZAÇÃO SUBMISSÃO296.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGOESPECIALIZAÇÃOCORRETOcorreto.pdfARTIGOESPECIALIZAÇÃOCORRETOcorreto838.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.