Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24396
Título: Processo de Compras na Administração Pública
Autor(es): Luna Júnior, José Monteiro de
Palavras-chave: Administração Pública
Processos de compras
Probidade administrativa
Data do documento: 22-Jul-2021
Resumo: Atualmente no Brasil a Administração Pública vem passando por modificações em seu modelo de gestão burocrática, estruturas e sistemas organizacionais, buscando a “quebra do efeito da burocratização” para um modelo de gerenciamento com mudança de práticas e de padrões de ação. Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um apanhado de informações sobre os passos que um gestor, se depara na sua gestão no meio público, podemos citar uns enumerados de itens como: O processo de compras na administração pública e suas normas estabelecidas na lei 8. 666\93, a qual se define os ritos e etapas de compras. Na aquisição de bens e serviços podemos destacar as características; Alienação condicionada, Impenhorabilidade e imprescritibilidade. No âmbito das licitações e suas modalidades de compras pode definir compras como função administrativa, entretanto o conceito de compra é a troca de mercadorias entre duas ou mais partes. No contexto administrativo só pode fazer o que a lei determina. A licitação é exigida por lei, mas há casos específicos em que a administração pode optar por não utilizar esse processo de atividades e nesses casos específico, as compras feitas sem licitações. Listamos os principais fundamentos a serem seguidos; Moralidade, Impessoalidade, Legalidade, Probidade, Publicidade, Julgamento objetivo, Vinculação ao instrumento convocatório, Sigilo das propostas e competitividade.
Descrição: LUNA JUNIOR, José Monteiro de. Processo de Compras na Administração Pública.2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso(Tecnólogo EAD em Gestão Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24396
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Monteiro de Luna Junior.pdfPDF - José Monteiro de Luna Junior749.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito67.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.