Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24398
Título: O gênero jogo digital Free Fire: produção de um glossário para o ensino da variação linguística
Autor(es): Araujo, Railson Bezerra de
Palavras-chave: Variação linguística
Gênero digital
Free Fire
Ensino
Data do documento: 28-Ago-2021
Resumo: Os estudos sociolinguísticos ganham cada vez mais espaço no âmbito escolar, uma vez que apresentam o fenômeno da variação linguística de forma reflexiva para os alunos, como também, com o avanço da tecnologia, o ambiente digital se tornou propício para flagrarmos a variação linguística em tempo real. Logo, o fenômeno de variação liguística norteia uma proposta de atividade para alunos do ensino médio, com o objetivo geral de produzir um glossário, no qual destaca dez palavras mais utilizadas pelos jogadores de Free Fire, para o ensino da variação na língua. Justificamos a opção pelo jogo em questão porque o Free Fire dá voz aos gêneros digitais e nele observamos, na interação entre os jogadores de todo o país, a criação de novas palavras e a variação linguística de forma on line. Os aportes teóricos de Bagno (2007), Cezário e Votre (2008) alicerçam nossa análise/descrição em relação à mudança e variação na língua; e Silva e Tartaglia (2015), Marcuschi (2003) e Bakthin (1997) embasam em relação aos gêneros textuais digitais. Os resultados do trabalho com o glossário proporcionam ao aluno a consciência de que a língua muda e existem inúmeras formas de dizer a mesma coisa, que é a variação linguística. No entanto, nenhuma dessas formas é, de fato, “certa” ou “errada, mas adequadas ou não a determinados contextos/ambientes de situação de fala. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de natureza descritiva.
Descrição: ARAUJO, R. B. de. O gênero jogo digital Free Fire: produção de um glossário para o ensino da variação linguística. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24398
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railson Bezerra de AraujoPDF - Railson Bezerra de Araujo823.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito7.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.