Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24399
Título: A luta pela terra na Paraiba
Autor(es): Silva, Valéria Cristina da
Palavras-chave: Luta pela terra
Conflitos agrários
Paraíba
Data do documento: 22-Mai-2021
Resumo: O presente texto versará primordialmente sobre o processo de ocupação de terra nas mesorregiões da Paraíba. O texto também tenta evidenciar alguns fatos históricos que comprovam que a questão agrária no Brasil é bastante antiga e que tende a se manter inerte, caso a sociedade não reivindique mudanças efetivas. Nossa pesquisa é de cunho bibliográfico partindo das discussões estabelecidas por ALMEIDA (2010), MOREIRA (1997) e SILVA (2004). Também realizamos um breve retrospecto histórico sobre os processos de ocupação de terras no Brasil. Para a realização da pesquisa e construção final do trabalho, foram algumas fontes de pesquisa, incluindo livros de história do Brasil e dados estatísticos oferecidos pelo DATALUTA (Banco de Dados da Luta pela Terra) Também citamos o conflito ocorrido no Assentamento Maria Menina, em Mulungu-PB como um exemplo de resistência e luta. A proposta básica do trabalho é registrar, um pouco, da história da luta pelas terras na Paraíba e como servir de subsídios para eventuais futuras pesquisas sobre o tema.
Descrição: SILVA, V. C. da. A luta pela terra na Paraíba. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24399
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valeria Cristina da SilvaPDF - Valeria Cristina da Silva1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito84.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.