Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24407
Título: Microemulsão como carreador lipídico do ciprofloxacino: desenvolvimento e caracterização físico-química
Autor(es): Araújo, Camila Beatriz Barros
Palavras-chave: Microemulsões
Antibióticos
Ciprofloxacino
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: O ciprofloxacino (CIPRO) é um potente antibiótico utilizado para tratamento de uma ampla variedade de infecções bacterianas. A fim de diminuir a ação dos efeitos indesejáveis do CIPRO é preciso controlar sua permeação. Neste contexto, inovadores sistemas carreadores de fármacos surgem com os avanços no ramo da tecnologia farmacêutica, objetivando o incremento na solubilização, no perfil de liberação e distribuição de princípios ativos, visando aumentar a eficácia terapêutica. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento, caracterização físico-química, a avaliação da estabilidade preliminar e a atividade antimicrobiana de uma ME contendo CIPRO (ME-CIPRO) para administração parenteral. A construção do diagrama de fases pseudotérnario (DFPT) foi à primeira etapa desse trabalho. Ele foi construído utilizando a mistura de 4 componentes: triglicérides do ácido cáprico-caprílico [TACC (como fase oleosa)], Kolliphor® HS 15 e Span®60 como uma mistura de tensoativos na proporção de 9:1 e água destilada (como fase aquosa). Após a identificação das regiões do DFPT, foi selecionado um ponto classificado como ME. Com o intuito de preparar a ME-CIPRO, foi necessário retirar o sal do CIPRO, tornando a molécula mais lipofílica, o que facilitou a sua incorporação na gotícula de óleo da ME na concentração de 2,0 mg/mL. Após essa incorporação, efetuou-se a caracterização físico- química da ME-CIPRO quanto ao seu aspecto macroscópico, pH, condutividade elétrica, índice de refração e tamanho médio das gotículas. Realizou-se o estudo de estabilidade preliminar através dos ensaios de centrifugação, ciclo de resfriamento/aquecimento e estresse térmico. E, por fim, realizou-se também a avaliação da atividade antimicrobiana frente a cepas de bactérias Gram-positivas (Staphylococcus aureus) e Gram-negativas (Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa). Macroscopicamente o sistema apresentou-se como líquido, transparente, límpido e homogêneo. A formulação apresentou um pH de 6,0 (adequado para uso parenteral), elevada condutividade devido ao processo de incorporação do CIPRO na ME (1754 μS/cm), confirmando a formação de ME do tipo O/A. A ME-CIPRO apresentou um tamanho médio das suas gotículas de 17,8± 0,35 nm. A formulação de ME-CIPRO 2,0 mg/mL apresentou-se estável após todo o teste de estabilidade preliminar.Com relação à atividade antimicrobiana, a concentração inibitória mínima para as cepas de S. aureus e P. aeruginosa foi de 0,48μg/mL(diluição até 0,048%) e para a cepa da E. coli foi de 31,25 μg/mL(diluição até 0,78%). Portanto, foi possível desenvolver uma ME contendo o CIPRO de maneira que o fármaco foi eficaz contra as cepas de bactérias utilizadas, tornando-se uma alternativa promissora de para o tratamento infecções sistêmicas.
Descrição: ARAÚJO, C. B. B. Microemulsão como carreador lipídico do ciprofloxacino: desenvolvimento e caracterização físico-química. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24407
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Beatriz Barros Araújo.pdfPDF - Camila Beatriz Barros Araújo1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.