Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24408
Título: Avaliação da ação de um agente dessensibilizante na remineralização dos túbulos dentinários antes e após serem submetidos a clareamento dental: Estudo in vitro
Autor(es): Leite, Sofia Hiluey de Aguiar
Palavras-chave: Clareamento dental
Clareadores dentários
Dessensibilizantes dentinários
Sensibilidade da dentina
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, através de análise de microdureza e rugosidade a ação de um agente dessensibilizante sobre o esmalte dentário antes e/ou depois de serem submetidos a clareamento dental. Foram utilizados 40 incisivos bovinos para a obtenção de 40 fragmentos de esmalte. As amostras foram divididas em 5 grupos experimentais (n=8): controle positivo - sem tratamento clareador, controle negativo - agente clareador, G1 - agente clareador + dessensibilizante, G2 - agente dessensibilizante + clareador, G3 - agente dessensibilizante + clareador + dessensibilizante. Foram realizadas 3 aplicações, 8 minutos cada, do gel clareador e 1 aplicação de 10 minutos de dessensibilizante. Os tratamentos seguiram sequências de acordo com os grupos experimentais. Antes da realização dos tratamentos, as amostras passaram por 3 leituras de rugosidade superficial e microdureza, as quais foram repetidas no momento posterior aos tratamentos. Os dados foram tabulados e submetidos as análises estatísticas ANOVA, Tukey, Wilcoxon e Teste de Dunnett, considerando os fatores tratamento e tempo. A análise estatística dos dados revelou que não houve diferença estatisticamente significante antes e após a aplicação do agente dessensibilizante e gel clareador.
Descrição: LEITE, S. H. de A. Avaliação da ação de um agente dessensibilizante na remineralização dos túbulos dentinários antes e após serem submetidos a clareamento dental: Estudo in vitro. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24408
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sofia Hiluey de Aguiar Leite.pdfPDF - Sofia Hiluey de Aguiar Leite772.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.