Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24413
Título: Manufatura Aditiva Aplicada à Odontologia - Revisão Integrativa
Autor(es): Santana, Arthur Antonio
Palavras-chave: Impressão tridimensional
Informática odontológica
Odontologia
Data do documento: 10-Set-2020
Resumo: O processo de Manufatura Aditiva (MA) ou Impressão 3D define um conjunto de tecnologias de construção automatizada de produtos para diversos fins. O uso destas tecnologias permite compreensão dos detalhes anatômicos com alta qualidade, sendo utilizada em diversas especialidades odontológicas. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de identificar as principais aplicações da MA na Odontologia, seus benefícios e limitações nos últimos 05 anos. Tratou-se de uma pesquisa em base documental, de natureza quantitativa, exploratório-descritiva. Os estudos elegíveis foram ensaios clínicos randomizados e não randomizados disponíveis na íntegra que tratassem do uso da MA comparado com procedimentos padrões em especialidades odontológicas, publicados nos últimos 05 anos, nos idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos em duplicata, estudos que não tratassem a aplicação da MA na Odontologia como objetivo principal da pesquisa e estudos observacionais. Realizou-se uma busca de artigos científicos no período de Maio à Junho de 2020 nas bases de dados Medical Publications (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando os descritores: Impressão Tridimensional, Informática Odontológica e Odontologia (Printing Three-Dimensional, Dental Informatic e Dentistry), presentes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/Mesh Terms). Inicialmente foram localizados 860 artigos (Universo) nas bases de dados, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, leitura de título, resumos e leitura na íntegra, 04 artigos permaneceram como amostra final para extração de dados e posterior análise. Foram utilizados instrumentos de análises para a verificação de similaridades ou conflitos entre os resultados encontrados nos estudos elegíveis. A análise dos artigos selecionados demonstrou que a aplicação da MA na Odontologia resultou em benefícios relacionados à redução do tempo de intervenção dos procedimentos, melhor precisão nos resultados pós-operatórios, assim como na anatomia de artefatos destas técnicas, importante nas fases diagnóstica e de tratamento, viabilizando melhor compreensão do caso e tomada de decisão, entretanto, custos significativamente maiores que os protocolos convencionais.
Descrição: SANTANA, Arthur Antonio. Manufatura Aditiva Aplicada à Odontologia - Revisão Integrativa. 2020. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24413
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Antonio SantanaPDF - Arthur Antonio Santana770.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito118.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.