Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24417
Título: Refletindo sobre o envelhecimento na sociabilidade capitalista
Autor(es): Nunes, Aline Corrêa
Palavras-chave: Envelhecimento
Capitalismo
Idoso
Velhice populacional
Data do documento: 20-Jul-2021
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o envelhecimento populacional na sociabilidade capitalista, observando o crescente envelhecimento populacional brasileiro, que altera significativamente a realidade do país. O envelhecimento populacional é um fato e deveria estar entre as prioridades do país, uma vez que o mesmo traz demandas para absolutamente todas as áreas do conhecimento e do fazer das diferentes profissões. Tomamos como objetivos apresentar reflexões sobre o processo de envelhecimento no Brasil, situar o envelhecimento na ordem capitalista e apontar os desafios de se envelhecer em um cenário marcado por um quadro de desigualdades sociais e preconceito estrutural para com a velhice. Para tanto, respalda-se no referencial teórico-metodológico crítico-dialético, através de pesquisa de natureza bibliográfica, descritiva e de perspectiva qualitativa. Partimos do pressuposto de que é necessário compreender o processo de envelhecimento na perspectiva de totalidade e em movimento e que urge a construção da solidariedade intergeracional no enfrentamento dos preconceitos, discriminações e violação dos direitos da pessoa idosa. Os desafios são muitos e estão correlacionados ao enfrentamento das expressões da questão social que afetam a velhice.
Descrição: NUNES, Aline Corrêa. Refletindo sobre o envelhecimento na sociabilidade capitalista. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24417
ISSN: 305.26
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Corrêa Nunes.pdfPDF - Aline Corrêa Nunes682.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.