Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24425
Título: O tratamento medicamentoso ideal para tabagistas na terceira idade
Autor(es): Lima, Maria Aldinez de Sousa
Palavras-chave: Idosos
Farmacoterapia
Tabagismo
Assistencia Farmacêutica
Data do documento: 16-Set-2020
Resumo: Os Critérios de Beers são ferramentas que auxiliam na detecção de eventos adversos e na prevenção de desfechos negativos, iatrogênicos e indesejados. Objetivou-se promover a reflexão acerca dos Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI) para idosos. Utilizou-se de metodologia ativa do tipo Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), durante as atividades do Programa Multidisciplinar de Tratamento do Tabagismo (PMTT) realizado no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), na cidade de Campina Grande, Paraíba. Foram assistidos 41 idosos tabagistas voluntários, no período de fevereiro a novembro de 2019, de ambos os sexos e idade igual ou superior a 60 anos. A equipe de farmácia traçou o perfil do paciente e foram solicitadas as prescrições medicamentosas aos idosos, promovendo reflexão acerca dos MPI para idosos e medicamentos que devem ser utilizados com cautela, utilizando-se como procedimento os Critérios de Beers. Dentre os assistidos a maioria era do sexo feminino (68,3%), a faixa etária mais visualizada entre as pessoas em tratamento de tabagismo foram entre 60 a 69 anos (75,6%), eram casados (as) e viúvos (as), em igual proporção (36,6%), dos assistidos, 34,1% afirmaram ter o ensino fundamental incompleto. Quando abordados acerca da religião praticante, 65,8% são católicos; quanto a renda, 80,5% afirmaram receber até 2 salários mínimos. Em relação ao uso de medicamentos pelos assistidos 31(75,6%) afirmaram fazer uso de medicamentos. Os medicamentos de uso contínuo utilizados pelos idosos totalizaram 101. Destes, os que tratam do sistema cardiovascular apareceram com maior frequência (45,5%). Em relação ao uso de MPI para idosos, de acordo com os critérios de Beers, foram encontrados cerca de 11(19,6%) medicamentos, prevalecendo medicamentos que atuam no sistema nervoso (45,5%). Acerca dos medicamentos que devem ser utilizados com cautela por idosos encontrados neste estudo totalizaram 26,8%, sendo o grupo anatômico do sistema Anatomical Therapeutical Chemical (ATC) mais frequente os medicamentos que atuam no sistema nervoso (66,7%). Foi possível observar que os critérios de Beers se mostram importantes para avaliar os MPI e possibilitar melhor a descrição do perfil de utilização da MPI e identificar os fatores associados. Os resultados encontrados demonstram a relevância do cuidado farmacêutico direcionado a população idosa, proporcionando-lhe a avaliação da farmacoterapia, buscando o benefício para a saúde e assim, pode-se contribuir para a qualidade de vida dos idosos.
Descrição: LIMA, M. A. de S. O tratamento medicamentoso ideal para tabagistas na terceira idade. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24425
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Maria Aldinez de sousa LimaPDF - Maria Aldinez de Sousa Lima482.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito105.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.