Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24426
Título: Remoção de turbidez por uma solução alternativa coletiva simplificada de tratamento de água para consumo humano (SALTA-z) simulado em escala de bancada
Autor(es): Bernardino, Fernanda Gomes
Palavras-chave: Tratamento de água
Turbidez
Coagulantes químicos
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: No Brasil, a grande maioria da população que não tem acesso a água potável encontra-se nas regiões mais afastadas dos centros urbanos como as zonas rurais. Para suprir esta demanda, faz-se necessário o desenvolvimento de tecnologias alternativas que disponham de água potável para a população, com baixo custo e de fácil operação e manutenção, dentre elas, tem-se a solução alternativa coletiva simplificada de tratamento de água para consumo humano (SALTA-z). Para avaliar o desempenho do SALTA-z em escala de bancada e com isso otimizá-lo, utilizou-se água proveniente do reservatório Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão-PB. Os fatores operacionais avaliados foram dosagem do coagulante, tempo de sedimentação e dosagem de desinfetante e a variável resposta foi remoção de turbidez da água filtrada. Para comparar a eficiência do tratamento do sistema utilizou-se o sulfato de alumínio (inorgânico) e o Tanfloc SL® (orgânico) como agentes coagulantes. Os resultados obtidos mostram redução de turbidez entre 71,14–92,62% com o sulfato de alumínio e 84,97–94,09% nos ensaios com o Tanfloc SL®. Os valores de turbidez da água filtrada foram inferiores ao recomendado pela Portaria de Consolidação nº5/2017 do Ministério da Saúde em 93,33% dos ensaios. Os principais efeitos observados para remoção de turbidez foram a dosagem de coagulante e o tempo de sedimentação. As condições ideais de dosagem de coagulante, tempo de sedimentação e dosagem de desinfetante para se obter a melhor eficiência na remoção dos parâmetros foram, respectivamente, 45,0mg.L-1, 30min e 6mg.L-1 para o coagulante inorgânico e 30,0mg.L-1, 20min e 4,0mg.L-1 para o orgânico. Os resultados indicam que o sistema que simula o SALTA-z em escala de bancada foi eficaz na remoção de turbidez e que os ensaios com o Tanfloc SL® apresentaram os melhores resultados, uma vez que apresentou as maiores porcentagens de remoção e demanda de menores dosagens de produtos químicos. Para a validação das diretrizes estabelecidas em laboratório é necessário avaliar o sistema em escala real.
Descrição: BERNARDINO, Fernanda Gomes. Remoção de turbidez por uma solução alternativa coletiva simplificada de tratamento de água para consumo humano (SALTA-z) simulado em escala de bancada. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24426
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Gomes BernardinoPDF - Fernanda Gomes Bernardino1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito26.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.