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dc.contributor.authorVirgínio, Lucas Evangelista Fernandes-
dc.date.accessioned2021-09-20T13:21:32Z-
dc.date.available2021-09-20T13:21:32Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24428-
dc.descriptionVIRGINIO, Lucas Evangelista Fernandes. Aprendendo cinética química do real (experimentação) ao virtual (simulador PhET). 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente novas práticas educativas e recursos didáticos estão sendo utilizados em sala de aula com o intuito de promover o processo de ensino-aprendizagem. A experimentação, a sala de aula invertida e as tecnologias da informação e da comunicação – TIC, são exemplos das práticas utilizadas para ensinar conceitos de forma mais interativa facilitando a compreensão e entendimento dos conteúdos apresentados. A experimentação é um excelente recurso didático e ferramenta de ensino, promovendo uma melhor compreensão e entendimento de conceitos científicos. Nesse estudo foi utilizado o software PhET, usado para melhorar a aprendizagem dos educandos, promover a compreensão e entendimento dos fenômenos que ocorrem em níveis microscópicos. O objetivo desse estudo foi ensinar o conteúdo de cinética química, pois esse tema é recorrente no cotidiano dos estudantes, fazendo uso da experimentação em sala de aula com a finalidade de relacionar teoria e prática e deste modo despertar o interesse dos alunos pela Química, bem como prepará-los para resolver situações-problema e f fazer aplicação desses conhecimentos. A pesquisa foi realizada na Escola Cidadã Integral Solon de Lucena, na cidade de Campina Grande – PB, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio e contou com uma amostra de 20 alunos, entre os meses de abril a julho de 2019. A pesquisa classifica-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo, com a finalidade de explorar, explicar, coletar informações, a partir de casos reais inseridos em seu próprio contexto. O estudo foi desenvolvido inicialmente com a problematização inicial a realização do experimento, a organização do conhecimento e a aplicação dos conhecimentos, os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Foi usada uma abordagem com apresentação de imagens que fazem parte do cotidiano dos estudantes, onde através desse enfoque seria possível identificar o conhecimento prévio que o educando tem sobre o tema, e desenvolvida uma intervenção didática. A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário semiestruturado e usado o método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a metodologia aplicada permitiu uma melhoraria significativa no processo de ensino e aprendizagem, no que tange o desempenho qualitativo dos educandos que participaram do estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador Prof. Me Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectCinética Químicapt_BR
dc.titleAprendendo cinética química do real (experimentação) ao virtual (simulador PhET)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

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