Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24435
Título: O uso de escalas de funcionalidade em terapia intensiva e barreiras para sua utilização: um SURVEY online
Autor(es): Silva, Beatriz Rozendo da
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva
Funcionalidade fisioterápica
Atuação profissional
Data do documento: 30-Abr-2021
Resumo: Por meio da utilização de escalas que avaliam a funcionalidade é possível mensurar o nível funcional do paciente, assim como pode-se orientar as condutas mais adequadas para cada paciente. Porém ainda existem barreiras ao trabalho da fisioterapia na terapia intensiva, o que pode contribuir para uma conduta ineficaz. O objetivo foi investigar o perfil dos fisioterapeutas e as escalas de funcionalidade que utilizam para avaliação de pacientes críticos, assim como identificar as possíveis barreiras para sua utilização e a importância da mobilização precoce como conduta empregada. Trata-se de um estudo transversal e exploratório com fisioterapeutas atuantes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de dois hospitais brasileiros. Um questionário online foi enviado via e-mail para investigar o perfil desses profissionais; assim como seu conhecimento sobre escalas de funcionalidade e as barreiras para sua aplicação. Trinta e nove profissionais com idade média de 32 ± 6,7 anos responderam ao questionário. Sobre a utilização de escalas de funcionalidade na UTI, 36 (92,3%) afirmaram conhecer alguma escala. Já com relação as barreiras para aplicação das escalas 27 (71,1%) dos profissionais encontram barreiras, em especial as relacionadas ao paciente. A maioria dos profissionais possuem conhecimento em relação a aplicação de escalas de funcionalidade, porém a maioria também identifica barreiras para a implementação dessas avaliações, sendo estas impostas pelo próprio paciente, o que mais impede que a avaliação seja realizada.
Descrição: SILVA, Beatriz Rozendo da. O uso de escalas de funcionalidade em terapia intensiva e barreiras para sua utilização: um SURVEY online. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24435
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Rozendo da SilvaPDF - Beatriz Rozendo da Silva664.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito484.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.